Festival de Cinema Peruano em Paris homenageará região dos Andes

Filme "Outubro" será homenageado no festival

O Festival de Cinema Peruano de Paris, organizado pela associação Pérou Pacha, homenageará a região dos Andes, declarou a organização à Agência Efe.

“Queremos valorizar o cinema peruano, e, sobretudo, a população dos Andes neste ano, como o escritor José María Arguedas, que defendeu a causa indígena”, afirmou a diretora do evento, Jovita Maeder.

Presidido pelo cineasta francês René Féret, a mostra fará homenagem a “Outubro”, filme de Daniel e Diego Vega, premiado pelo júri no último festival de Cannes, na mostra Um Certo Olhar.

Na categoria Ficção, competirão os longas “Illary” de Nilo Pereira; “Paraíso” de Héctor Gálvez; “Tarata” de Fabrizio Aguilar; “Contracorrente” de Javier Fuentes e “Vigilia” de Augusto Tamayo. Abaixo, o trailer de “Contracorrente”, que já estreou no Brasil:

Jovita disse que, ao cinema peruano ainda “falta o reconhecimento e o resplendor”, enquanto outros países latinos têm “uma verdadeira indústria do cinema, como Brasil, Argentina e México”. Segundo ela, “a produção cinematográfica peruana é baixa, apenas dez filmes saem anualmente e este festival quer divulgar o cinema peruano, valorizá-lo”.

A 6º edição do festival vai de 27 de abril a 3 de maio.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *