Batman estrela vídeo da Agência Brasileira de Inteligência


Na semana em que foi apresentado o espetáculo teatral “Batman Live”, um vídeo feito no Brasil circula na internet para profanar ainda mais o herói. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) gravou, em 2007, uma encenação de “Batman e Robin” para ensinar português aos seus funcionários, inclusive agentes secretos. Nele, a dupla dinâmica tenta negociar a libertação de reféns com a Mulher Gato.

Uma das reivindicações da criminosa é o bom uso do nosso idioma. A cada erro, um refém é eliminado. No entanto, quem deveria ensinar, acaba tropeçando duas vezes na pronúncia da palavra “exigência” – a vilã diz… “egizências”. Confira a pérola, cujos diálogos dos personagens parecem inspirados no seriado dos anos 60:

O “espetáculo” foi produzido pela Escola de Inteligência da Abin e distribuído pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da agência.

Ao site do Globo, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão ligado à Presidência da República e responsável pela agência de inteligência, informou que o vídeo foi feito para “uso interno”.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *