Lixo Extraordinário será destaque no FESTin


A 2ª edição do Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa, o FESTin, terá como um de seus grandes destaques esse ano o artista plástico brasileiro Vik Muniz, com a projeção do documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar.

A programação do evento, que acontecerá no Cinema São Jorge de Lisboa entre 26 de abril e 1º de maio, tem 72 filmes. O objetivo da organização é consolidar o FESTin como um festival do panorama do cinema em língua portuguesa.

“Lixo Extraordinário” retrata o trabalho de Muniz no chamado Jardim Gramacho, um gigantesco lixeiro situado nos arredores do Rio de Janeiro, para elaborar imagens inspiradas nos moradores do lugar e fotografá-las depois.

Dirigido por João Jardim – que também viajará a Lisboa -, Lucy Walker e Karen Harley, foi um dos documentários mais celebrados da última temporada, inclusive com o prêmio do público na seção Panorama do Festival de Berlim e o prêmio Anistia Internacional.

Serão exibidos filmes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Mais homenagens

O cineasta mais velho do mundo, o português Manoel de Oliveira, de 102 anos, e o diretor conterrâneo João Botelho, serão homenageados ao longo do festival.

Acontecerão ainda duas mesas-redondas, sobre a relação entre o cinema e a identidade dos países de fala portuguesa, e da chegada da literatura lusa ao cinema.

O longa que vencer na competição oficial receberá um prêmio de 5 mil euros.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *