Cannes | Bernardo Bertolucci receberá Palma de Ouro Honorária

Bernardo Bertolucci será homenageado no 64º Festival de Cannes com uma Palma de Ouro Honorária.

Vencedor do Oscar de melhor diretor e roteiro por “O Último Imperador” (87), o cineasta italiano realizou filmes engajados, como “Antes da Revolução” (1964) e “O Conformista” (1970), e obras polêmicas, como “Último Tango em Paris” (1972) e “Os Sonhadores” (2003), seu último longa-metragem.

Em comunicado, a organização do evento elogia “seu envolvimento político e social, movido por um lirismo profundo, e uma direção elegante e precisa, [que] dão a seus filmes um lugar único na história do cinema”.

A Palma de Ouro Honorária visa reconhecer o trabalho de um cineasta reconhecido que jamais tenha sido premiado no festival. Ingmar Bergman, Woody Allen e Clint Eastwood já receberam a honraria, que a partir dessa edição para a acontecer anualmente.

O ator Robert De Niro, que trabalhou com o diretor no épico “1900″, em 1976, e preside o júri do evento neste ano, entregará o prêmio.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *