Cinemateca de Santos exibe Lilian M no sábado

Continuando a Mostra de Cinema Marginal Brasileiro, a Cinemateca de Santos exibirá no sábado, às 20h, o filme “Lilian M: Relatório Confidencial”. Dirigido por Carlos Reichenbach, o filme é narrado em flashback. A trama não é linear, mas sim uma imersão da personagem em várias situações e temáticas com tratamentos cinematográficos diferenciados.

Maria abandona o marido lavrador e os dois filhos pequenos, seduzida por um mascate falador. Após um trágico acidente de carro, segue sozinha para tentar a vida na cidade de São Paulo. Perdida na metrópole, é presa sem documentos e uma assistente social arruma-lhe emprego na casa do industrial Braga. Os dois tornam-se amantes e, ao conhecer a estabilidade econômica, Maria é rebatizada de Lilian, nome da mãe de Braga. Lilian vai se envolvendo com excêntricos tipos humanos: o autodestrutivo filho de Braga, um industrial alemão que financia a repressão política, um grileiro de terras falastrão, um detetive boçal, uma rumbeira e cafetina, um bandido tuberculoso com cara de santo e, finalmente, um submisso funcionário público e sua mórbida irmã. Do campo à cidade, do concubinato à prostituição, da opulência à marginalidade, Maria/Lilian retorna às origens para reaver a sua família.

A censura exigiu cortes na versão final, obrigando o diretor e o montador a reduzirem quase vinte minutos da história. Curiosamente, todas as insinuações de tortura puderam ser mantidas. Mas grande parte do episódio protagonizado por Benjamin Cattan foi proibido, incluindo o seu desfecho considerado subversivo.

O longa recebeu o prêmio de melhor roteiro da Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Serviço

Lilian M: Relátorio Confidencial
Quando: Sábado, 2 de abril, às 20h
Onde: Cinemateca de Santos, Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande, Santos
Telefones: (13) 3301-1612 e (13) 3251-1613
ENTRADA FRANCA

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *