
Criado em 1972 pelo escritor de Hong Kong, Ni Kuang, Chen Zhen ganhou, no mesmo ano, sua primeira versão para os cinemas: “A Fúria do Dragão”, estrelado por ninguém menos que Bruce Lee. Ao longo dos anos, o personagem voltou em refilmagens – a mais célebre “Lutar ou Morrer”, de 1994, com Jet Li, cultuada por Quentin Tarantino – e séries de tevê. A jornada do herói muda de adaptação para adaptação, mas mantém a essência da obra original, sobre o homem que retorna para vingar o mestre e lutar contra a opressão.
“Chen Zhen: A Lenda dos Punhos de Aço”, que chega direto em home vídeo ao Brasil, vai pelo mesmo caminho. Dessa vez é Donnie Yen (“O Grande Mestre”, “Guarda-Costas e Assassinos”) quem vive o herói. E o enredo dá continuidade à tendência de produções recentes da China em celebrar a história do país, retratando pessoas que enfrentaram antigos invasores – no caso, aqui, os japoneses.
Sete anos depois da morte aparente de Chen Zhen, que levou um tiro após descobrir o responsável pela morte de seu professor na Shangai dominada pelo Japão, um estranho misterioso chega do exterior e faz amizade com um chefe da máfia local. É o herói, disfarçado para infiltrar-se entre a bandidagem. O objetivo é vingar o mestre e colocar as mãos na lista de assassinatos preparada pelos japoneses, que visam acabar com os revolucionários.
É difícil para o público ocidental – a não ser quem é estudioso no assunto – compreender o contexto histórico da trama. Ainda mais por que o filme possui tom ufanista. Em vários momentos, o protagonista grita que a China não é a vergonha da Ásia oriental. Algo que soa como um desabafo em virtude de décadas de colonização e metáfora da busca por independência cultural. Porém, o longa segue o ótimo padrão visual do cinema produzido nos últimos anos naquele país, bem como traz as tradicionais cenas de lutas, extremamente bem coreografadas. Donnie Yen é ator versátil, competente nas sequencias de artes marciais e momentos dramáticos. Seu visual, quando fantasiado, lembra bastante o do Kato interpretado por Bruce Lee no antigo seriado “O Besouro Verde”. Aliás, bem que podiam ter pensado em Donnie para encarnar Kato no fraco filme lançado esse ano, que teve Seth Rogen no papel do Besouro. Ao menos a diversão para o público fã do gênero estaria garantida, o que acontece em “Chen Zhen”.
CHEN ZHEN: A LENDA DOS PUNHOS DE AÇO
(Jing mo fung wan: Chen Zhen / Legend of the Fist: The Return of Chen Zhen, Hong Kong / China, 2010).
Direção: Wai-keung Lau.
Roteiro: Gordon Chan.
Elenco: Donnie Yen, Qi Shu, Anthony Wong Chau-Sang, Shawn Yue, Yasuaki Kurata, Karl Dominik.
Artes marciais / Drama / Ação.
105 minutos.
Lançamento direto em DVD e Blu-ray: 22 e 23/03/2011.
Leia mais sobre e comente o filme também no Cinemaki.
Este ator chinês, é um entre muitos com uma ótima competencia, em se tornar personagem de um determinado filme. Este filme a lenda dos punhos de aço, ele interpreta o papel do Bruce Lee (a fúria do dragão), só que neste filme, o Bruce Lee morre no final e na lenda dos punhos de aço com Donnie Yen não morre no final do filme, muito bom os dois filmes contém história, ação, aventura e drama, eu em particular gostei muito e tenho comigo em dvd estes filmes, que são relíquias. Eles são ótimos atores mesmo um deles não estando mais aqui conosco, tenho admiração pelos seus trabalhos no cinema e como pessoas também.