Wall Street 2: a ganância não mudou


Em 1987, quando “Wall Street – Poder e Cobiça” passava nos cinemas mostrando a história de Gordon Gekko (Michael Douglas), definitivamente o mundo era outro. Os resquícios da Guerra Fria ainda eram poderosos e o mercado de ações e capitais trabalhava por outro prisma, onde a globalização ainda não era tão eminente. Mais de 20 anos depois, quando o diretor Oliver Stone opta por fazer uma continuação, o mundo mudou, mas os alicerces básicos desse mercado permanecem os mesmos.

“Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme” é esta continuação, disponível agora em DVD e Blu-Ray (neste último, inclusive em um Pack com os dois filmes). Oliver Stone inicia o novo trabalho com Gordon Gekko saindo da prisão em 2001, sem ninguém a sua espera e com celular imenso em mãos, um retrato de outra época aproveitado para dar um toque especial na cena. Impossibilitado legalmente de atuar no mundo em que era mestre, busca novas fontes de renda para sobreviver.

Depois dessa cena o longa corta para meados de 2008, com Gekko levando a vida com palestras e colhendo os frutos de um livro no qual critica o universo do mercado de ações. Na outra ponta da trama está Jacob Moore (Shia LaBeouf, de “Transformers”), um jovem audacioso que faz carreira no mesmo universo de trabalho que transformou Gekko em mito e mora junto com a filha deste. Não é difícil que essas duas pontas sejam amarradas e faça-se a junção da vida dos personagens.

O roteiro desenvolvido por Allan Loeb consegue segurar as pontas em boa parte do longa e atualiza bem os mercados de ações para os dias atuais, com “bolhas” estourando a todo momento, globalização irrestrita ditando as regras e novos conceitos se espalhando mundo afora. Aproveita também de modo inteligente a crise imobiliária recente para dar uma pincelada a mais e promove bons momentos como a breve aparição de Charlie Sheen (uma peça fundamental do primeiro filme).

“Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme” é um bom filme até que se chegue ao final, onde todos os conceitos demonstrados por Oliver Stone são demolidos em prol da velha felicidade hollywoodiana. Michael Douglas está novamente à vontade no papel de Gordon Gekko, que lhe rendeu o Oscar anteriormente, mas não salva totalmente a obra. No mais, por mais que o mundo mude, a ganância, que é o alicerce básico dos mercados de ações, permanece inalterável e só troca suas vestes.

*Colaboração do Coisa Pop

O Blu-ray de "Wall Street: O Poder Nunca Dorme"

WALL STREET: O PODER NUNCA DORME
(Wall Street: Money Never Sleeps, EUA , 2010)
Direção: Oliver Stone.
Roteiro: Allan Loeb, Stephen Schiff.
Elenco: Michael Douglas, Shia LaBeouf, Josh Brolin, Carey Mulligan, Susan Sarandon, Frank Langella, Charlie Sheen, Eli Wallach.
Drama.
127 minutos.

– Indicação ao Globo de Ouro: Ator coadjuvante (Michael Douglas).

Estreia no Brasil: 24/09/2010.

Lançamento em DVD e Blu-ray: Fevereiro/2011.

Leia mais sobre e comente o filme também no Cinemaki.

Adriano Mello Costa, apaixonado por Cultura Pop, mantêm o Coisa Pop há cinco anos, filho bastardo do antigo Cultura Direta, que hoje hiberna tranquilamente. Acha o R.E.M a melhor banda do mundo (depois dos Beatles, lógico). É viciado em cervejas escuras, pães e bandas de rock com mulheres no vocal. No mais, acredita que tudo pode sempre ser melhor do que já é...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *