Bate-papo beneficente aborda cinema em Santos


Com o intuito de abordar a produção e os eventos de cinema em Santos, o CineZen realizará, dia 2 de abril, sábado, às 20h, no Ao Café, a 2ª edição do “CineZen Convida”, que também celebrará os dois anos de existência do site. O encontro reunirá profissionais importantes da cidade e que contribuem para que Santos atualmente seja um dos principais municípios fomentadores da 7ª arte no país.

A mesa será formada por Junior Brassalotti, diretor de produção do Curta Santos, Eduardo Ricci, coordenador do CINEME-SE e do Cineclube Lanterna Mágica da Unisanta, Carlos Oliveira, cineasta e coordenador do Grupo Contramão, e Waldemar Lopes, cinéfilo e palestrante. André Azenha, editor do site, organiza e será o mediador do bate-papo.

O evento é beneficente e pede-se um quilo de alimento não perecível ou uma lata tradicional de Mucilon para colaborar com a Casa Vó Benedita.

O Ao Café (www.aocafe.com.br) fica na Avenida Siqueira Campos, 462, no Boqueirão, esquina do Canal 4 com a Rua Doutor Lobo Viana.

Em 2010, o 1º “CineZen Convida”, realizado na Associação dos Médicos de Santos, trouxe à cidade o cineasta Tiaraju Aronovich, diretor do filme “Sem Fio” (premiado no Festival de Vancouver) e professor da Escola de Cinema de São Paulo.

Serviço:
2º CineZen Convida – Eventos e produção de cinema em Santos
Quando: 02 de abril de 2011, sábado, 20h
Onde: Ao Café, Avenida Siqueira Campos, 462, Boqueirão, Santos (telefone: 13 3224-5744)
* Pede-se a gentileza de um quilo de alimento não perecível ou uma lata tradicional de Mucilon para ajudar a Casa Vó Benedita
Mais informações sobre o evento: 13 9744-3726 e editor.cinezencultural@gmail.com

Sobre os participantes:

Junior Brassalotti, ator, produtor cultural, artista circense e diretor de produção do Festival Curta Santos em sua 9ª edição, atualmente em cartaz com o espetáculo “O que terá acontecido a Rosemary?”.

Eduardo Ricci trabalha com cinema desde 1995, é jornalista, pesquisador audiovisual e videomaker, já realizou quatro curtas-metragens, duas exposições fotográficas com ensaios de sua autoria, coordena o Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA, é diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, realizado em Santos/SP desde 2004. Leciona cinema e vídeo no curso de graduação de Artes Visuais da UNISANTA. Desenvolve trabalhos audiovisuais a partir do cinema, como prática social, com crianças e deficientes visuais. Atualmente realiza pesquisa sobre a interatividade audiovisual a partir das novas mídias.

Carlos Oliveira foi desenhista artístico durante sete anos, fotógrafo e cinegrafista de eventos por 10 anos, operador de câmera e iluminador do Canal Baixada 10 e co-produtor do programa Show de Oportunidades (Band Vale). Atualmente é cineasta, editor de vídeo e webdesigner. Coordena o Grupo de Estudos de Cinema Contramão. Dirigiu e coescreveu o documentário “Os Canais de Saturnino”, sobre os canais de Santos.

Waldemar Lopes é cinéfilo, artista plástico, realiza desde 1995 a tradicional palestra anual beneficente sobre o Oscar, e eventualmente palestra em ciclos de cinema, como o do Núcleo de Psicanálise da UniSantos. Também já participou de eventos sobre cinema na Unimes, Secretaria de Cultura de Santos e Rotary da cidade.

André Azenha é jornalista, crítico de cinema, poeta e estudou roteiro na Escola de Cinema de São Paulo. Escreve sobre cinema desde 2005. A partir de então se tornou colaborador de alguns dos principais sites independentes de cultura pop do país e revistas como Pipoca Moderna, Dynamite (ambas de Sâo Paulo), e Mirante (Santos). Também colaborou com portais e jornais de Recife, Rio de Janeiro, Alagoas e interior de SP. Desde 2007 é repórter da Veja Litoral Paulista. Em 2008, publicou seu primeiro livro, Poesia a Quatro Mãos, escrito em parceria com sua mãe e poetisa Regina Azenha. Trabalhou com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Criou o CineZen em março de 2009 e no ano seguinte passou a organizar do “CineZen Convida”.

Sobre o CineZen
Site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista) e prestar serviços. Semanalmente publica críticas das estreias de cinema e lançamentos em home vídeo, desde filmes contemporâneos até clássicos e cults. Conta com colaboradores de Santos, São Paulo, Santa Catarina, Recife e em 2010 firmou parceria com a Cinemaki, rede social para a discussão de cinema, com membros do Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru, Venezuela, Espanha, Índia, Estados Unidos e Reino Unido. Pode ser acessado pelos endereços www.cinezen.net ou www.cinezencultural.com.br. Contatos: editor.cinezencultural@gmail.com e 13 9744-3726.

Sobre o Ao Café
Instalada em uma aconchegante casa, rodeada de muito verde, a Cafeteria Ao Café, inaugurada em maio de 2006, se ressalta não só pelo atendimento personalizado, mas principalmente como um local onde se respira cultura. O cardápio possui 20 tipos de café, entre gelados e quentes. Quem preferir um chazinho, a casa possui 33 opções: nacionais e importados, quentes ou gelados.

Foi a primeira cafeteria a trazer para a cidade de Santos as famosas sodas italianas. São oito sabores, destacam-se: amora, cereja e maçã-verde. A cafeteria também oferece cervejas long neck Bohemia Pilsen, Bohemia Escura, e a belga Stella Artois, e sorvetes da marca La Basque. Para acompanhar as bebidas a tentação fica por conta dos bolos e salgados.

A programação cultural da casa é eclética e pode ser conferida no site www.aocafe.com.br.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *