Jackie Chan é roteirista e astro em O Pequeno Grande Guerreiro

Jackie Chan, ao centro, também é o roteirista do filme (Divulgação)

Escrito e estrelado por Jackie Chan, chega direto em DVD, via Califórnia Filmes, mais uma obra da leva de produções, como “Guarda-Costas e Assassinos” (lançamento previsto para ainda este mês) sobre as batalhas entre províncias chinesas que levaram o país à unificação.

Chan interpreta um soldado inexperiente e atrapalhado. Durante um conflito, ele escapa dos inimigos ao se fingir de morto e acaba sequestrando um importante general rival, com o objetivo de ser premiado em dinheiro. A trama narra a jornada deles, que ainda precisarão escapar de outro grupo que busca matar o general sequestrado. Claro que em determinado tempo Chan e o refém se tornarão amigos.

Mas não espere grandes cenas de ação ou sequencias eletrizantes de artes marciais. Talvez pela inexperiência do diretor (segundo o IMDB este é seu segundo trabalho na função), o longa não encontra o tom entre comédia e drama, não aproveita como poderia as belas locações (a cópia divulgada pela distribuidora no Brasil é bastante escura) e nem o talento de Chan como artista do gênero de lutas. Além de trazer aquele papo – já utilizado no brilhante “Herói” – de que, para que a China virasse uma única nação, seria preciso uma das províncias derrubar todas as outras. E sempre tem alguém disposto a desistir da batalha em prol dessa união.

E se Jackie não surge com o carisma habitual na maior parte da trama, na cena final reafirma seu talento como ator dramático, já demonstrado em “O Massacre do Bairro Chinês” e “Karatê Kid”. Mesmo irregular, o filme conta com cenas bonitas, sobre união, fé num futuro melhor e a presença da linda Peng Lin, expressiva e com bela voz, merece a atenção dos produtores ocidentais. No saldo geral, vale como curiosidade.

O PEQUENO GRANDE GUERREIRO
(Da bing xiao Jiang / Little Big Soldier, China / Hong Kong, 2010).
Direção: Sheng Ding.
Roteiro: Jackie Chan.
Elenco: Jackie Chan, Leehom Wang, Rongguang Yu, Peng Lin.
Drama / Guerra / Comédia.
96 minutos.

Lançamento direto em DVD e Blu-ray no Brasil: 08 e 09/02/2011.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

One thought on “Jackie Chan é roteirista e astro em O Pequeno Grande Guerreiro

  1. Eu adoro a musica do filme que o jackie chan canta sobre o plantio dele,ela é muito bonita,eu adoro o filme,e choro no fim porque ele morre.no menu do meu filme fica tocando a musica do plantio de arroz e eu fico tentando cantar e dançando.eu recomendo o filme,é super engraçado e bacana,porém é triste o seu final. :´(

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *