Após 68 anos, Cine Belas Artes encerrará atividades

O Cine Belas Artes, um dos mais antigos cinemas de São Paulo, anunciou nesta quinta-feira, 6, que fechará as portas em 27 de janeiro. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do grupo.

O espaço, administrado pela Pandora Filmes, ameaçou fechar em março do ano passado, quando perdeu o patrocínio do HSBC. A produtora e amigos do Belas Artes fizeram campanhas, abaixo-assinados e saíram em busca de um novo patrocinador.

Um novo apoio surgiu em novembro, mas quando o proprietário do imóvel foi procurado para que fosse feita a renovação do aluguel, veio a surpresa. O contrato foi cancelado e o local passaria a ser alugado por uma loja.

O Belas Artes, já sem o patrocínio do HSBC (Divulgação)

O Bela Artes existe desde 1943 na rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista. Os cerca de 30 funcionários que trabalham no cinema foram avisados sobre o fechamento na terça-feira, 4, e continuarão com suas atividades até a data do fechamento.

Segundo a assessoria de imprensa, Sturm tem a proposta de abrir um novo cinema com a mesma proposta do Belas Artes, preservando inclusive o Noitão, uma sessão mensal durante a madrugada em que o público assiste a três filmes na sequência.

Antes de fechar, a partir de 14 de janeiro, o Belas Artes exibirá duas retrospectivas especiais: uma com grandes clássicos do cinema e outra dedicada a filmes marcantes que passaram pelo local. Serão exibidos dois longas por dia – sempre às 18h30 (clássicos) e às 21h (marcantes). Também em 14 de janeiro será realizado o último Noitão.

Nesta semana, o cinema irá tirar de cartaz os filmes “Dois irmãos”, “O Bom Coração” e “A Rede Social” para estrear “Além da vida”, “Dieta mediterrânea” e “A Árvore”. Estes, ao lado de “Medos privados…”, serão exibidos até o último dia de funcionamento.

Este é o segundo cinema famoso por exibir filmes alternativos a ser fechado na cidade desde o ano passado. Em setembro de 2010 foi a vez do Cine Gemini. A sala existia há 35 anos na avenida Paulista e o encerramento de suas atividades surpreendeu os frequentadores do local.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *