Academia Lumière homenageará Polanski em premiação

O cineasta no Festival de Cinema de Marrakech (14/11/2008)

A Academia Lumière fará homenagem especial ao cineasta Roman Polanski, no próximo dia 14, durante a 16ª edição do Prêmio Lumière aos melhores talentos do cinema francês e francófono. A informação foi divulgada pela entidade nesta quarta.

De acordo com o comunicado, será a ocasião de celebrar os 50 anos de carreira do diretor, cujo currículo inclui “O Pianista”, “Oliver Twist”, “Lua de Fel”, “Busca Frenética”, “Piratas”, “Tess”, “Chinatown”, “O Bebê de Rosemary”, “A Dança dos Vampiros” e o recente “O Escritor Fantasma”, premiado como melhor filme no European Film Awards e que disputa, na premiação da Academia Lumière, as categorias de filme, direção e roteiro.

O diretor-geral da Cinemateca francesa, Serge Toubiana, será o encarregado de homenagear o cineasta franco-polonês.

Embora sua existência seja muito mais recente, o Prêmio Lumière é também conhecido como o Globo de Ouro francês – assim como o evento nos EUA, o júri é formado por jornalistas estrangeiros.

A cerimônia de entrega do Lumière será realizada nos salões da Prefeitura de Paris.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *