Warner lidera mercado de estúdios em 2010

"A Origem": Um dos filmes que levaram a Warner Bros. à liderança no ranking

A Warner Bros. lidera pelo terceiro ano seguido o ranking dos estúdios de cinema de Hollywood em participação de mercado. A empresa ficou em primeiro na América do Norte em 2010, mesmo com a queda de bilheteria e a estagnação do mercado em geral. Os ganhos líquidos do estúdio foram de US$ 1,89 bilhão, ou 18,3% do total da receita.

Os filmes mais bem-sucedidos foram “A Origem” (US$ 292,5 milhões) e “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1” (US$ 283 milhões). Em 2009, a Warner ficou com uma fatia de 19,8% e uma receita total de US$ 2,1 bilhões.

A receita total de bilheterias em 2010 ficou um pouco abaixo dos US$ 10,57 bilhões, uma queda de menos de 1% em relação ao recorde de US$ 10,6 bilhões de 2009.

Foi a segunda vez na história que a receita no mercado dos EUA ultrapassou os US$ 10 bilhões. Entretanto, houve uma redução de público de mais de 5,2% em 2010 em relação ao ano anterior ¿ a maior queda em uma década.

A discrepância é atribuída ao aumento de preço dos ingressos, alimentado pelos lançamentos em 3D, de uma média de US$ 7,46 para US$ 7,85 em 2010 (no meio do ano, o preço médio saltou para US$ 7,95, depois caiu novamente para US$ 7,85).

A Paramount aparece em segundo lugar em 2010, com 16,1% do mercado, com receita de US$ 1,67 bilhão. Seus maiores sucessos foram filmes distribuídos para outros estúdios, “Homem de Ferro 2”, da Marvel (US$ 312 milhões), e a animação da DreamWorks “Shrek para Sempre” (US$ 238 milhões).

Graças a “Avatar”, a 20th Century Fox ficou na terceira posição, com US$ 1,45 bilhão e 14% do mercado. A Disney ficou em quarto lugar, com US$ 1,4 bilhão e 13,6% do mercado, enquanto a Sony ficou em quinto, com US$ 1,26 bilhão e 12,3%.

A Universal teve um ano difícil, mantendo-se na sexta posição, com 8,2% do mercado e uma receita de US$ 842,2 milhões.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *