O que vem por aí no cinema em 2011

Johnnie Depp- e Penelope Cruz em Piratas Caribe 4 (Foto: Divulgação)

Esta semana já publicamos a lista dos filmes que estrearão em 3D no Brasil durante os próximos 12 meses. Agora, preparamos uma lista com as estreias de destaque em 2011. Há filmes de todos os gêneros e formatos que merecem nossa atenção. Animações, adaptações dos quadrinhos, blockbusters, comédias e dramas que devem fazer bonito no Oscar. Confira abaixo a lista com 36 longas – em ordem de lançamento – e suas respectivas datas de estreia no Brasil (sujeitas a alterações). As obras que ainda não possuem dia certo para chegarem aos cinemas por aqui estão com suas datas originais nos EUA e/ou Reino Unido – “On The Road”, no caso, não possui dia nem mês confirmados.


– Além da Vida
Estreia: 07/01
Direção: Clint Eastwood
Sinopse: Três pessoas são afetadas pela morte de maneiras diferentes. George (Matt Damon) é um operário norte-americano que tem uma conexão especial com o além. Em outro ponto do planeta, a jornalista francesa Marie (Cécile De France) acaba de passar por uma experiência de quase-morte que muda sua visão diante da vida. E quando Marcus (Frankie/George McLaren), um garoto londrino, perde uma pessoa muito próxima, ele começa uma procura desesperada por respostas. Enquanto cada um segue o caminho em busca da verdade, suas vidas se encontrarão e serão transformadas para sempre pelo que eles acreditam que possa existir, ou realmente exista – a vida após a morte.

– Enrolados
Estreia: 07/01
Direção: Nathan Greno e Byron Howard
Sinopse: A produção da Disney, adaptação do clássico dos irmãos Grimm, começa mostrando a princesa, famosa por suas madeixas louras de 22 metros, na torre sem portas ou escadas em que foi aprisionada depois de ter sido sequestrada quando criança do castelo de seus pais. Agora ela é uma adolescente que resolve fugir – e captura um príncipe para ajudá-la.

– Incontrolável
Estreia: 07/01
Direção: Tony Scott
Sinopse: Um engenheiro veterano (Denzel Denzel) e um condutor novato (Chris Pine) se esforçam desesperadamente para impedir um trem descontrolado e cheio de carga tóxica de causar mais destruição por onde passa.

– O Turista
Estreia: 21/01
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Sinopse: Na refilmagem de “ Anthony Zimmer – A Caçada” (2005), um turista dos EUA (Johnny Depp) é manipulado por uma agente da Interpol (Angelina Jolie) na Europa, e usado como isca para pegar um criminoso com quem ela teve um caso amoroso.

– Zé Colmeia – O Filme
Estreia: 21/01
Direção: Eric Brevig
Sinopse: No longa-metragem 3D do urso da Hanna-Barbera, que mistura computação gráfica e filmagens com atores, Zé Colmeia vê a sua rotina de comilança e desavenças com o guarda florestal (Tom Cavanaugh) ameaçada quando o prefeito Brown (Andrew Daly) decide vender o Parque Jellystone. Anna Faris faz uma documentarista de natureza que tenta acompanhar Zé Colmeia (voz de Dan Aykroyd) e Catatau (voz de Justin Timberlake) pelo parque.

– O Vencedor
Estreia: 04/02
Direção: David O. Russell
Sinopse: A inusitada trajetória do boxeador Mickey Ward (Mark Wahlberg) até o título mundial dos pesos-leves. Ao seu lado, o irmão Dickie Eklund (Christian Bale), um ex-lutador que se transforma em treinador e quase perde a vida para as drogas e o crime Amy Adams vive Charlene, garçonete de bar durona que namora o personagem de Wahlberg.

– Cisne Negro
Estreia: 04/02
Direção: Darren Aronofsky
Sinopse: Ambientado no mundo do balé de Nova York, retrata a relação de manipulação e competição entre a veterana dançarina Nina (Natalie Portman) e a sua principal rival, Lilly (Mila Kunis). A questão é que a veterana não sabe se essa rival existe mesmo, se é uma aparição sobrenatural ou apenas invenção da sua imaginação.

– O Discurso do Rei
Estreia: 11/02
Direção: Tom Hooper

Sinopse: A trama aborda um importante momento da história britânica, quando Albert (Colin Firth), duque de York, relutantemente assume o reino como George VI, depois que seu seu irmão Edward VIII abdica casar-se com uma estadunidense divorciada. Perseguido por soluços nervosos e considerado inapto para reinar, George VI pede ajuda a um fonoaudiólogo nada ortodoxo chamado Lionel Logue (Geoffrey Rush). À medida em que a Inglaterra se aprofunda na Segunda Guerra Mundial, a voz do rei e os seus discursos se tornam mais exigidos.

– Bravura Indômita
Estreia: 11/02
Direção: Joel e Ethan Coen
Sinopse: Refilmagem do faroeste de 1969. No papel que originalmente foi de John Wayne, Jeff Bridges interpreta um velho xerife que vai atrás do assassino (Josh Brolin) cruel do pai de uma menina (Hailee Steinfeld) de 14 anos.

– Besouro Verde
Estreia: 25/02
Direção: Michel Gondry.
Sinopse: Na trama, Britt Reid (Seth Rogen) é o milionário que combate o crime usando a máscara verde do Besouro, ao lado de seu chofer, Kato (Jay Chou).

– Country Strong
Estreia: 04/03
Direção: Shana Feste
Sinopse: Garrett Hedlund vive um cantor em ascensão que acaba se envolvendo com uma cantora country decadente (Paltrow) e embarca numa turnê pensada para reacender a carreira dela. Eles são acompanhados na viagem pelo personagem de Tim McGraw, marido e gerente da cantora, e Leighton Meester, vencedora de um concursos de beleza que virou cantora.

– Rabbit Hole
Estreia: 04/03
Direção: John Cameron Mitchell
Sinopse: O roteiro se inspira na peça homônima de David Lindsay-Abaire (dramaturgo que colaborou no roteiro do novo “Homem-Aranha”) e acompanha um casal cujo feliz casamento é abalado quando seu filho de quatro anos é morto em um acidente de trânsito. Da mesma forma que “buraco do coelho”, no clássico “Alice no País das Maravilhas”, representa uma viagem de conhecimento, “Rabbit Hole” mostra como o casal se esforça para superar o luto.

– A Garota da Capa Vermelha
Estreia: 11/03 (EUA)
Direção: Catherine Hardwicke
Sinopse: Uma nova visão da fábula dos irmãos Grimm, “Chapéuzinho Vermelho”. Na trama, jovem (Amanda Seyfried) que vive numa vila medieval aterrorizada por um lobisomem se apaixona por um órfão lenhador (Shiloh Fernandez), para desagrado de sua família.

– Sucker Punch – Mundo Surreal
Estreia: 25/03
Direção: Zack Snyder
Sinopse: A trama acompanha Babydoll (Emily Browning), garota confinada a um hospício por seu padrasto, que deseja lobotomizá-la. Babydoll cria um mundo de fantasia para se proteger, e ali, com a ajuda de suas amigas, precisa reunir cinco itens imaginários para escapar de seu destino real.

– Rio
Estreia: 08/04
Direção: Carlos Saldanha
Sinopse: Uma arara azul deixa o conforto de sua gaiola, no interior do Estado do Minnesota, e vai parar no Rio de Janeiro.

– Pânico 4
Estreia: 15/04
Direção: Wes Craven
Sinopse: Em “Pânico 4”, dez anos se passaram e Sidney seguiu com sua vida e até escreveu um livro que foi bem recebido pela crítica. Mas o Ghostface Killer retorna e Sidney terá que enfrentá-lo novamente.

– Rango
Estreia: 15/04
Direção: Gore Verbinski
Sinopse: Não há muitos detalhes da história até agora e o que dá para saber é que o tal do camaleãozinho passa por uma crise de identidade.

– Thor
Estreia: 29/4
Direção: Kenneth Branagh
Sinopse: O arrogante Thor (Chris Hemsworth) é expulso por seu pai Odin (Anthony Hopkins) de seu lar, Asgard, e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a Terra.

– Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas
Estreia: 20/05
Direção: Rob Marshall
Sinopse: Baseada no livro On Stranger Tides, de Tim Power, a trama foi adaptada pelos roteiristas do primeiro filme, Ted Ellitot e Terry Rossio. Agora os caminhos de Jack Sparrow (Johnny Depp) cruzam com os de uma mulher de seu passado (Penélope Cruz), e ele não tem certeza se é amor – ou se ela é uma cruel golpista que o usa para encontrar a Fonte da Juventude. Quando ela o força a embarcar no navio de Barba Negra (Ian McShane), Jack se encontra numa inesperada aventura em que não sabe o que temer mais: o pirata ou a mulher.

– Se Beber, Não Case 2
Estreia: 26/05
Direção: Todd Philips
Sinopse: A continuação coloca Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms), Alan (Zach Galifianakis) e Doug (Justin Bartha) numa viagem à Tailândia para acompanhar o casamento de Stu. Depois da inesquecível festa de despedida de solteiro em Las Vegas [no primeiro longa], Stu não quer arriscar e opta por um tranquilo café da manhã pré-nupcial, mas as coisas não saem como o planejado. O que acontece em Vegas deve permanecer lá, mas o que acontece em Bangcoc não dá nem para imaginar.

– X-Men: First Class
Estreia: 03/06
Direção: Matthew Vaughn
Sinopse: “X-Men: First Class” mostrará os mutantes em início de carreira e ainda muito jovens. Tudo acontece nos anos 60. Cronologicamente a trama acontece antes dos três que saíram a partir do ano 2000.

– Kung Fu Panda 2
Estreia: 10/06
Direção: Jennifer Yuh Nelson
Sinopse: Po (voz de Jack Black) está vivendo o seu sonho como o Guerreiro Dragão, protegendo o Vale da Paz com seus amigos e colegas mestres do kung fu. Mas a nova vida de Po é ameaçada com a chegada de um novo vilão, alguém que planeja usar uma arma secreta e impossível de ser vencida para conquistar a China e destruir o kung fu.

– Velozes e Furiosos 5
Estreia: 10/06
Direção: Justin Lin.
Sinopse: Depois que Brian (Paul Walker) e Mia (Jordana Brewster) tiraram Dom (Vin Diesel) da custódia da polícia, eles têm cruzado diversas fronteiras para evitar as autoridades. Agora, encurralados em um canto do Rio de Janeiro, devem executar um último serviço para conquistar a liberdade, mas têm em seu encalço o agente federal Luke Hobbs (The Rock).

– Lanterna Verde
Estreia: 17/06
Direção: Martin Campbell
Sinopse: O filme conta como Hal Jordan (Ryan Reynolds) se tornou um dos Lanternas Verdes, integrantes de uma tropa que jurou manter a ordem no Universo, policiando galáxias – um equilíbrio que periga ruir com a ameaça do inimigo Parallax.

– Carros 2
Estreia – 24/06
Direção: Brad Lewis
Sinopse: Na história, Relâmpago e Mate viajam pela Ásia e pela Europa para a Corrida dos Campeões, que se passa em cinco países e envolve campeões de modalidades distintas, como a Fórmula 1 e os ralis. A competição começa com uma corrida em Tóquio, no Monte Fuji até o centro da cidade, passa por uma prova na Floresta Negra, na Alemanha, segue para uma pista na Itália nos moldes da famosa corrida de rua de Monte Carlo, em Mônaco, uma prova de 24 horas em Paris (como a famosa Le Mans) e finalmente chega ao clímax em Londres, próximo ao Palácio de Buckingham.

– Transformers: Dark of The Moon
Estreia 01/07
Direção: Michael Bay
Sinopse: No terceiro filme, que volta a eventos da Guerra Fria, Autobots e Decepticons se envolvem na corrida espacial entre os EUA e a Rússia.

– Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II
Estreia: 15/07
Direção: David Yates
Sinopse: A segunda parte da adaptação para o cinema do último livro da saga, com o tão esperado confronto entre o jovem bruxo (Daniel Radcliffe) e Lorde Voldemort (Ralph Fiennes).

– Capitão América: O Primeiro Vingador
Estreia: 29/07
Direção: Joe Johnston
Sinopse: Steve Rogers (Chris Evans) tem saúde frágil, vem de família pobre e sonha em fazer parte do exército americano. Esse sonho se inviabiliza por conta dos problemas de saúde, mas chama a atenção de um general que vê a dedicação do garoto. Por isso, o general o convida para participar do teste do soro radioativo chamado Supersoldado. Rogers, então, fica saudável e começa o treinamento intensivo para lutar contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial.

– Cowboys & Aliens
Estreia: 29/07
Direção: Jon Favreau
Sinopse: Inspirado numa minissérie em quadrinhos dos anos 90, mostra a invasão de alienígenas na época do Velho Oeste americano, o que faz com que cowboys e índios tenham de se unir para derrotar a nova ameaça que vem do espaço.

– Os Smurfs
Estreia: 12/08
Direção: Raja Gosnell
Sinopse: O filme começa com Gargamel (Hank Azaria) finalmente encontrando a vila dos Smurfs. No desenho seu desejo era transformá-los em ouro; no filme, Gargamel quer capturar os Smurfs para tê-los como amuletos. Assustados, liderados pelo Smurf Desastrado, os pequeninos entram numa gruta proibida. Como é lua cheia, eles acabam transportados por um portal para o Central Park, em Nova York… Lá, Desastrado, Ranzinza, Smurfette, Gênio, Papai Smurf e Valente encontram refúgio com o casal vivido por Neil Patrick Harris e Jayma Mays.

– Conan, O Bárbaro
Estreia: 19/08
Direção: Marcus Nispel
Sinopse: A trama contará a trajetória de Conan, o cimério (Jason Momoa), e suas aventuras no continente de Hibórea em busca de vingança pelo assassinato de seu pai e a destruição de sua vila.

– The Woman in Black
Estreia: 28/10 (Reino Unido)
Direção: James Watkins
Sinopse: Daniel Radcliffe (“Harry Potter”) faz o advogado Arthur Kipps. Ele tem de resolver a papelada de um cliente que morreu e viaja até a casa da pessoa. Lá, ele passa a descobrir segredos trágicos e a coisa só piora quando vê uma imagem fantasmagórica de uma mulher vestida de preto.

– A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte I
Estreia: 18/11
Direção: Bill Condon
Sinopse: Bella e Edward se casam e passam a lua-de-mel em uma ilha do Atlântico, perto do Rio de Janeiro, mas ela descobre estar grávida, e então o casal volta repentinamente para casa. Edward não aceita que Bella tenha o filho, pois tem medo que a criatura a mate. Ela, no entanto, quer ter o filho. Então pede para que Rosalie ajude-a para que ninguém se aproxime durante a gravidez. O bebê representa uma “maldição” para os Lobisomens, pois não sabem que criatura irá nascer e que tipo de perigo representa. O bando planeja destruí-la antes que ela nasça, e consequentemente, Bella também.

– Sherlock Holmes 2
Estreia: 16/12
Direção: Guy Ritchie
Sinopse: O filme traz de volta Downey Jr. e Law respectivamente como Sherlock Holmes e Dr. Watson. O Professor Moriarty, interpretado por Jared Harris (“Mad Men”), será o vilão da aventura.

– As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne
Estreia: 28/12
Direção: Steven Spielberg
Sinopse: O personagem é um dos maiores clássicos dos quadrinhos europeus e é criação de Hergé. Surgiu em 1929 e até hoje seus álbuns são republicados em todo o mundo. Tintim é um jovem repórter que vive muitas aventuras ao redor do mundo, sempre acompanhado de seu cachorrinho Milu. Em suas viagens estão também personagens como Dupont e Dupond, o Capitão Haddock, professor Girassol e o mordomo Nestor.

– Ond The Road
Estreia: 2011
Direção: Walter Salles.
Sinopse: Adaptação para o cinema do livro escrito por Jack Karouac. O romance de 1957 conta a história de Sal Paradise (Sam Riley), sujeito comum que vive em Nova Jersey e que conhece um alucinante andarilho de Denver, Dean Moriarty (Garrett Hedlund). A personalidade magnética do recém-chegado conquista Sal e juntos ele partem para conhecer os Estados Unidos numa jornada de autoconhecimento.

 

 

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *