Antes do Pôr-do-Sol: Amor intenso em pequenos gestos


Quase 10 anos separam este do longa anterior, “Antes do Amanhecer”. Mas é como se não houvesse intervalo entre os dois longas de Richard Linklater, tamanha naturalidade dos personagens e seus diálogos. No primeiro, o jovem americano  Jesse (Ethan Hawke) e a estudante francesa  Celine (Julie Delpy) se conhecem e partilham um dia em Viena. Na continuação, eles se encontram casualmente uma década depois em Paris.

Com lindas paisagens que ajudam a criar o clima perfeito de love story, somos entregues a uma obra sensível, na qual os personagens não precisam de palavras para que o público perceba o amor que ambos sentem um pelo outro.  Atenção para a cena em que Jesse lamenta-se para Celine dentro de um carro e a reação dela. Um belo exemplo de como a simplicidade de uma cena de cinema consegue captar a complexidade das relações humanas.

ANTES DO PÔR-DO-SOL
(Before Sunset, EUA, 2004).
Direção: Richard Linklater.
Roteiro: Richard Linklater, Julie Delpy, Ethan Hawke, Kim Krizan.
Elenco: Julie Delpy, Ethan Hawke.
Drama / Romance.
80 minutos.

Principais prêmios e indicações:

– Indicação ao Oscar: Roteiro original.
– Empire Awards: Melhor atriz (Julie Delpy).

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *