Grant McCune (1943-2010)

Este tem sido um ano de perda para os fãs da trilogia “Star Wars”. Em novembro, Irvin Kershner, o diretor do “Episódio V: O Império Contra Ataca”, morreu. Agora, Grant McCune, membro da equipe responsável pelos efeitos visuais do “Episódio IV”, também faleceu, aos 67 anos, em decorrência de um câncer pancreático.

McCune, ao lado de John Stears, John Dykstra, Richard Edlund e Robert Blalack, recebeu o Oscar de efeitos visuais em 1977 por “Star Wars” e, três anos mais tarde, foi novamente indicado por seu trabalho em “Jornada nas Estrelas – O Filme”.

Sua carreira teve início em 1970, quando ele e Bill Shourt foram contratados para fazer um modelo gigante e realista de um tubarão branco para o filme “Tubarão”, de Steven Spielberg, embora nenhum dos dois seja creditado no longa.

Depois, McCune se tornou parceiro da Apogee Productions, onde trabalhou em filmes como “Duro de Matar” e “S.O.S – Tem Um Louco no Espaço”. Mais tarde lançou a própria empresa, a Grant McCune Design, responsável por projetos como “Velocidade Máxima”, “Batman Eternamente” e “Serenity – A Luta pelo Amanhã”.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *