Circuito brasileiro é o mais rentável da América Latina

"Tropa de Elite 2" foi um dos fatores que ajudaram ao crescimento do mercado no país

O cinema brasileiro pode comemorar o ano. Com 135 milhões de ingressos vendidos, o número de espectadores no país foi cerca de 20% melhor do que em 2009. Os dados preliminares foram divulgados pelo Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro. O resultado completo será anunciado em meados de janeiro.

Dos dez filmes mais vistos no Brasil em 2010, três são nacionais: “Tropa de Elite 2”, “Nosso Lar” e “Chico Xavier” – todos com mais de três milhões de espectadores. Com isso, a participação de mercado subiu para 19%, cinco pontos percentuais a mais do que em 2009. Foram 26 milhões de ingressos vendidos, quatro milhões a mais do que o recorde anterior, de 2003, com 22 milhões de ingressos.

Outra razão para o crescimento do mercado foram a abertura de 150 novas salas no País. Agora, existem 2.500 salas, sendo 200 delas para filmes em 3D. Com todas essas marcas expressivas, o Brasil ultrapassou o México e consagrou-se como maior mercado da América Latina.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *