DVD: O Grande Mestre 2


Dois anos depois da primeira parte, sucesso de público e crítica na Ásia, lançada por aqui em DVD, no primeiro semestre de 2010, chega a continuação da cinebiografia do mestre de Bruce Lee. Diretor, roteirista e protagonista – Donnie Yen, participação em “Blade 2” – foram mantidos para mostrar a jornada de Ip Man por Hong Kong, em 1949. Após os conflitos com os japoneses, ele busca um novo local para viver e tenta propagar sua disciplina Wing Chun, mas precisa enfrentar a inveja dos mestres locais e a opressão dos britânicos.

Assim como o anterior, “O Grande Mestre 2” mostra Ip Man como um herói quase perfeito, moral e fisicamente, “capaz de derrotar dez pessoas”, como um discípulo diz em determinado momento da história. O roteiro maniqueísta trata de nos jogar contra os ingleses, que humilham a população chinesa. Há quase uma fábula de David contra Golias. Bem contra o mal. Principalmente no clímax, quando o Ip Man luta com um pugilista estrangeiro. Porém, criticar a obra por seu teor ufanista seria contradizer as vezes em que vibramos ao ver colonizados derrotando opressores. Seja no cinema norte-americano ou em novela global.

Ainda que a sequencia do treinamento para a luta principal pareça ter sido filmada com preguiça (o diretor nunca viu “Rocky”?), a obra é prato cheio para quem gosta de artes marciais, com ótimas sequencias de lutas bem coreografadas, figurino e ambientação de época corretos. Ou seja, o típico filme para fazer boa carreira em home vídeo.

Depois seria produzido um terceiro filme sobre Ip Man, retratando sua juventude, como conheceu a futura esposa, desenvolveu seu método de luta e lutou contra uma gangue japonesa.

PS: Para quem espera o aparecimento de Bruce Lee, o final guarda uma divertida e rápida surpresa.

O GRANDE MESTRE 2
(Yip Man 2, China, 2010).
Direção: Wilson Yip.
Roteiro: Edmond Wong.
Elenco: Donnie Yen, Lynn Hung, Simon Yam.
Artes marciais / Drama biográfico.
107 minutos.

Lançamento direto em DVD no Brasil: 14 e 15/12/2010.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *