Cisne Negro lidera indicações ao Critics’ Choice

“Cisne Negro”, de Darren Aronofsky, é o grande destaque entre os indicados ao Critics’ Choice, que nos últimos tempos tem superado o Globo de Ouro como principal indicador para o Oscar.

O filme, que teve lotações esgotadas em seu limitado pré-lançamento na América do Norte, obteve 12 indicações, um recorde na história do evento, que acontece há 16 anos.

Em seguida, com 11 indicações cada, vieram o “O Discurso do Rei”, sobre a monarquia britânica, e a versão dos irmãos Coen para o clássico “Bravura Indômita”, ainda a ser lançado. “A Origem” e “A Rede Social” tiveram dez indicações cada.

Todos esses cinco filmes disputarão os prêmios de melhor filme e melhor diretor, junto com “127 Horas”. A lista dos dez indicados a melhor filme contém ainda “O Vencedor”, “Atração Perigosa”, “Toy Story 3” e “Inverno da Alma”.

Pequenos filmes de arte dominaram as indicações, deixando “Toy Story 3” e “A Origem” como representantes dos “blockbusters”. “Um Lugar Qualquer”, de Sofia Coppola, e “Ilha do Medo”, de Martin Scorsese, não figuram nas listas.

Os vencedores serão divulgados em 14 de janeiro de 2011, numa cerimônia em Hollywood.

O prêmio, organizado por 250 críticos dos EUA e Canadá, “acertou” o Oscar de melhor filme em oito das suas últimas 10 edições. Já o Globo de Ouro, que reúne um eleitorado menor, de correspondentes estrangeiros em Hollywood, acertou cinco de 10. No caso dos prêmios de melhor diretor, o Critics’ Choice fica igual ao Oscar em 70% das vezes; o Globo de Ouro, em 40%.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *