Irvin Kershner (1923-2010)

O diretor norte-americano Irvin Kershner, que dirigiu o segundo filme da franquia “Star Wars”, “O Império Contra-Ataca”, morreu aos 87 anos em Los Angeles, informou sua neta, Adriana Santini, que vive em Paris.

Além do clássico da ficção científica de 1980, o cineasta também dirigiu Sean Connery como James Bond em “Nunca Mais Outra Vez” (1983) e Peter Weller em “Robocop II” (1990). Ele morreu em casa após uma longa doença.

George Lucas, criador de “Star Wars”, afirmou ter perdido um grande amigo. “O mundo perdeu um grande diretor e uma das pessoas mais genuínas que já tive o prazer de conhecer. Irvin Kershner era um verdadeiro cavalheiro em todos os sentidos da palavra”, disse Lucas em uma nota. “Eu o considerava um mentor”, destacou.

No comunicado, Lucas conta ter escolhido Kershner depois de decidir que não queria dirigir o filme.

“Eu precisava de alguém em quem pudesse confiar, alguém que eu realmente admirasse e cujo trabalho fosse maduro e bem-humorado. Este era Kersh”, elogiou.

Nascido na Filadélfia, em 1923, Kershner trabalhou com música e fotogafia antes de começar sua carreira como cineasta.

Fonte: AFP

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *