Enquanto esse texto era escrito, os resultados da bilheteria do final de semana (26, 27 e 28 de março) confirmavam a liderança de “Como Treinar o Seu Dragão” nos cinemas da América do Norte. Fato que ratifica o poder do 3D, que já levou “Avatar” e “Alice no País das Maravilhas” ao sucesso e deve fazer a nova animação da Dreamworks seguir o mesmo caminho.
Dirigido por dois sujeitos oriundos da Disney (fizeram “Lilo & Stitch”), o filme narra a história de um garoto viking que precisa cumprir um rito de passagem (no caso, matar um dragão, cuja espécie é inimiga dos vikings há séculos) para tornar-se um guerreiro como seu pai.
Acontece que, numa tentativa de conseguir acertar o “Dragão da Noite”, jamais visto ou atingido por um viking, acaba ficando amigo do animal alado, levando-o à célebre trama da criança que precisa ensinar os mais velhos há superarem certos preceitos.
Com visual arrebatador, lindas paisagens extremamente realistas, boas cenas de ação, um pouquinho de romance, momentos fofinhos e engraçados, o longa é veículo para crianças, jovens e também adultos. Tem carga dramática digna da rival Pixar. Aliás, não fosse o estúdio de “Toy Story” e “Wall-E”, a Dreamworks poderia gabar-se de realizar as melhores animações do cinema mundial – “Como Treinar o Seu Dragão” acirra a concorrência.
Ainda que a trama soe simples, é uma metáfora para o medo do desconhecido, o mesmo tipo de temor que fez o homem branco matar tantos índios, católicos assassinarem covardemente milhares de pessoas nas Cruzadas, e por aí vai. Os dragões, no caso, só cospem fogo nos vikings para se defender.
Ao assistirmos “Como Treinar o Seu Dragão” deixamos o cinema contentes e com a dúvida: se os caras são capazes de fazer um filme bacana assim (e o seu sucesso será extremamente merecido), por que ainda insistem em “Shrek”? O ogro deixou de ser divertido em “Shrek 2”.
COMO TREINAR O SEU DRAGÃO
(How to Train Your Dragon, EUA , 2010).
Direção: Dean DeBlois, Chris Sanders.
Roteiro: Dean DeBlois.
Elenco: Jay Baruchel, Gerard Butler, America Ferrera, Craig Ferguson (apenas vozes).
Animação / Fantasia / Aventura.
98 min.
.
.
Estreia nos cinemas brasileiros: 26/03/2010.
Lançaçemto em DVD e Blu-ray: Outubro/2010.
Galeria
[nggallery id=11]
.
Leia mais sobre e comente o filme também no Cinemaki.
.
.