DreamWorks volta a acertar em Como Treinar o Seu Dragão


Enquanto esse texto era escrito, os resultados da bilheteria do final de semana (26, 27 e 28 de março) confirmavam a liderança de “Como Treinar o Seu Dragão” nos cinemas da América do Norte. Fato que ratifica o poder do 3D, que já levou “Avatar” e “Alice no País das Maravilhas” ao sucesso e deve fazer a nova animação da Dreamworks seguir o mesmo caminho.

Dirigido por dois sujeitos oriundos da Disney (fizeram “Lilo & Stitch”), o filme narra a história de um garoto viking que precisa cumprir um rito de passagem (no caso, matar um dragão, cuja espécie é inimiga dos vikings há séculos) para tornar-se um guerreiro como seu pai.

Acontece que, numa tentativa de conseguir acertar o “Dragão da Noite”, jamais visto ou atingido por um viking, acaba ficando amigo do animal alado, levando-o à célebre trama da criança que precisa ensinar os mais velhos há superarem certos preceitos.

Com visual arrebatador, lindas paisagens extremamente realistas, boas cenas de ação, um pouquinho de romance, momentos fofinhos e engraçados, o longa é veículo para crianças, jovens e também adultos. Tem carga dramática digna da rival Pixar. Aliás, não fosse o estúdio de “Toy Story” e “Wall-E”, a Dreamworks poderia gabar-se de realizar as melhores animações do cinema mundial – “Como Treinar o Seu Dragão” acirra a concorrência.

Ainda que a trama soe simples, é uma metáfora para o medo do desconhecido, o mesmo tipo de temor que fez o homem branco matar tantos índios, católicos assassinarem covardemente milhares de pessoas nas Cruzadas, e por aí vai. Os dragões, no caso, só cospem fogo nos vikings para se defender.

Ao assistirmos “Como Treinar o Seu Dragão” deixamos o cinema contentes e com a dúvida: se os caras são capazes de fazer um filme bacana assim (e o seu sucesso será extremamente merecido), por que ainda insistem em “Shrek”? O ogro deixou de ser divertido em “Shrek 2”.

COMO TREINAR O SEU DRAGÃO
(How to Train Your Dragon, EUA , 2010).
Direção: Dean DeBlois, Chris Sanders.
Roteiro: Dean DeBlois.
Elenco: Jay Baruchel, Gerard Butler, America Ferrera, Craig Ferguson (apenas vozes).
Animação / Fantasia / Aventura.
98 min.

.

.
Estreia nos cinemas brasileiros: 26/03/2010.

Lançaçemto em DVD e Blu-ray: Outubro/2010.

Galeria

[nggallery id=11]
.
Leia mais sobre e comente o filme também no Cinemaki.
.
.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *