Atraídos pelo Crime aborda corrupção policial com roteiro irregular

O cineasta sul-africano Antoine Fuqua tem domínio de cenas de ação e sabe causar tensão no espectador. Foi assim no premiado “Dia de Treinamento”, que rendeu um Oscar a Denzel Washington. Mas depois o diretor fez obras irregulares (“Lágrimas ao Sol”, “Rei Arthur”, “Atirador”), muito em virtude dos roteiros fracos que recebeu em mãos.
O mesmo parece ter ocorrido em “Atraídos pelo Crime”, cuja trama aborda a jornada de três policiais do Brooklyn (bairro de Nova York na margem oposta a Manhattan) que enfrentam problemas na corporação e se encontrarão ao final do filme num mesmo local trágico.
Richard Gere é um veterano oficial prestes a se aposentar que, assim como outros policiais do cinema, também cogita suicidar-se. Ethan Hawke é casado, tem filhos, e está endividado. E por isso acaba se corrompendo, numa jornada que remete ao seu papel em “Dia de Treinamento”. Já Don Cheadle é honesto, mas tem uma dívida de gratidão com um traficante (Wesley Snipes) que salvou sua vida.
São temas já abordados de diferentes maneiras em filmes policiais. Não bastasse isso, o roteiro de Michael C. Martin (que tem no currículo somente textos para a série de TV “Sleeper Cell“) utiliza tramas diferentes que em determinado momento se cruzam, o que nos leva a comparar “Atraídos pelo Crime” com obras muito superiores que fizeram uso da mesma construção de roteiro, como “Magnólia” ou “Crash”. Nada é novidade. E talvez por isso o longa não fez sucesso nos cinemas.
Em home vídeo pode ser que a obra consiga melhor carreira. Pode despertar curiosidade pelo retorno de Wesley Snipes (há cinco anos o ex-astro de ação não fazia nada para o cinema, somente home vídeo, pois foi acusado de roubar o imposto de renda), tem cenas capazes de agradar fãs do gênero, e conta com Richard Gere, que mantém seu status de galã perante o público brasileiro.
ATRAÍDOS PELO CRIME
(Brooklyn’s Finest, EUA, 2009).
Direção: Antoine Fuqua.
Roteiro: Michael C. Martin.
Elenco: Richard Gere, Don Cheadle, Ethan Hawke, Wesley Snipes, Brian F. O’Byrne, Will Patton, Ellen Barkin, Jesse Williams, Lili Taylor, Shannon Kane.
Policial.
132 minutos.
.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
.
Estreia nos cinemas brasileiros: 02/04/2010.
Lançamento em DVD no Brasil: 06 e 07/07/2010.
Leia mais sobre e comente o filme também no Cinemaki.