Atraídos pelo Crime aborda corrupção policial com roteiro irregular


O cineasta sul-africano Antoine Fuqua tem domínio de cenas de ação e sabe causar tensão no espectador. Foi assim no premiado “Dia de Treinamento”, que rendeu um Oscar a Denzel Washington. Mas depois o diretor fez obras irregulares (“Lágrimas ao Sol”, “Rei Arthur”, “Atirador”), muito em virtude dos roteiros fracos que recebeu em mãos.

O mesmo parece ter ocorrido em “Atraídos pelo Crime”, cuja trama aborda a jornada de três policiais do Brooklyn (bairro de Nova York na margem oposta a Manhattan) que enfrentam problemas na corporação e se encontrarão ao final do filme num mesmo local trágico.

Richard Gere é um veterano oficial prestes a se aposentar que, assim como outros policiais do cinema, também cogita suicidar-se. Ethan Hawke é casado, tem filhos, e está endividado. E por isso acaba se corrompendo, numa jornada que remete ao seu papel em “Dia de Treinamento”. Já Don Cheadle é honesto, mas tem uma dívida de gratidão com um traficante (Wesley Snipes) que salvou sua vida.

São temas já abordados de diferentes maneiras em filmes policiais. Não bastasse isso, o roteiro de Michael C. Martin (que tem no currículo somente textos para a série de TV “Sleeper Cell“) utiliza tramas diferentes que em determinado momento se cruzam, o que nos leva a comparar “Atraídos pelo Crime” com obras muito superiores que fizeram uso da mesma construção de roteiro, como “Magnólia” ou “Crash”. Nada é novidade. E talvez por isso o longa não fez sucesso nos cinemas.

Em home vídeo pode ser que a obra consiga melhor carreira. Pode despertar curiosidade pelo retorno de Wesley Snipes (há cinco anos o ex-astro de ação não fazia nada para o cinema, somente home vídeo, pois foi acusado de roubar o imposto de renda), tem cenas capazes de agradar fãs do gênero, e conta com Richard Gere, que mantém seu status de galã perante o público brasileiro.

ATRAÍDOS PELO CRIME
(Brooklyn’s Finest, EUA, 2009).
Direção: Antoine Fuqua.
Roteiro: Michael C. Martin.
Elenco: Richard Gere, Don Cheadle, Ethan Hawke, Wesley Snipes, Brian F. O’Byrne, Will Patton, Ellen Barkin, Jesse Williams, Lili Taylor, Shannon Kane.
Policial.
132 minutos.

.

.
Estreia nos cinemas brasileiros: 02/04/2010.

Lançamento em DVD no Brasil: 06 e 07/07/2010.

Leia mais sobre e comente o filme também no Cinemaki.

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *