Lula anuncia projeto para recuperar e construir salas de cinema

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, ontem, um projeto para recuperar e construir mais salas de cinema no país. Atualmente, apenas um quarto das 5.563 cidades tem algum espaço para a projeção de filmes.

O plano é que, nos próximos quatro anos, sejam construídas pelo menos 600 salas de projeção em cidades que não possuem cinema e nas áreas periféricas de outros municípios.

O comunicado foi realizado em Luziânia, a cerca de 60 quilômetros de Brasília, cidade escolhida para dar um caráter mais simbólico ao ato.

Fundado em 1867, o município tem pouco mais de 200 mil habitantes. Entre 1907 e 1983 funcionaram cinco salas de cinema, que desapareceram em menos de dois anos.

Em 1983, a única sala de projeção que funcionava fechou e desde então não houve mais cinema na cidade.

O projeto contará com o apoio empresas privadas e municípios na construção de salas, principalmente nas periferias.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *