José Saramago (1922-2010)

O escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago morreu na ilha espanhola de Lanzarote, nesta sexta-feira, por volta das 8h (horário de Brasília), aos 87 anos.

Segundo familiares do escritor, ele estava em casa, na companhia da esposa, a jornalista espanhola Pilar Del Río.  Saramago passou mal após o café da manhã e morreu pouco depois.

Considerado um dos mais importantes escritores contemporâneos, Samarago escreveu obras que atingiram reconhecimento internacional, como O Evangelho Segundo Jesus Cristo, A Jangada de Pedra, Memorial do Convento e Ensaio Sobre a Cegueira, que foi adaptada para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles.

Em 1998, sua prosa inventiva, a estética rigorosa e a constante preocupação social renderam ao autor português o Prêmio Nobel de Literatura.

No final do ano passado foi publicado seu último romance, Caim, um olhar irônico sobre o Velho Testamento, que foi bastante criticado pela Igreja.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *