Frank Miller dá mais detalhes sobre o prelúdio de 300

Em 1º de junho a editora Dark Horse divulgou um pôster com a primeira imagem de Xerxes (clique na imagem para ampliá-la), HQ que Frank Miller prepara como prelúdio de 300 de Esparta. No dia seguinte, o Los Angeles Times publicou uma entrevista com o autor, em que Miller não explicou por que Xerxes aparece no cartaz com a cicatriz ganha no final de 300.

A HQ enfoca a enfoca a batalha de Maratona, que ocorreu no ano 490 a.C. durante a primeira invasão persa à Grécia. Nela, o regente persa Dario I, pai de Xerxes, sofreu uma derrota humilhante para os atenienses e morreu quatro anos depois.

“A trama começa dez anos antes de 300, em Maratona – que foi sensacional de desenhar, apesar da trabalheira. O escopo é muito maior. A trama se passará ao longo desses dez anos, não apenas três dias, e trata de assuntos vastos: a frota naval de Atenas, espionagem… O protagonista é Temístocles, que se tornou o general grego e construiu a frota naval de Atenas. A história é diferente de 300 porque envolve a busca de Xerxes pelo endeusamento. A existência de deuses é um pressuposto desta história, e a ideia é que ele está a caminho de se tornar uma deidade”, explicou Miller.

O quadrinista objetiva detalhar o persa que dá título ao gibi. “Eu faço o melhor para entrar na cabeça dele, ao invés de tê-lo apenas como uma força icônica. Há muitas cenas com ele sozinho ou com sua gente. Há uma cena em Persepolis, por exemplo, em que o mostro conversando com sua mãe e esposa, num momento de transição, e com essas coisas ele passa a ser um personagem mais interessante.”

Segundo Miller, Temístocles será o “completo oposto de Leônidas”. O autor diz: “O apelido dele era serpente sutil. Era uma figura ardilosa, brilhante, que conseguia fazer tudo para beneficiá-lo de alguma forma”. Em relação a Leônidas, Miller promete uma participação especial do herói de 300. O que pode permitir o retorno de Gerard Butler no filme que adaptará esta HQ. Quem também volta é Ephialtes, o espartano deformado de 300.

Miller ainda entregou um spoiler: “O clímax da história será uma massiva batalha naval que é tão densa que parece lutada sobre terra firme. E ela termina no mesmo dia que começa 300.”

A publicação será lançada em 2011.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *