Núcleo de Psicanálise realiza Ciclo de Cinema em Santos

Cena do filme dinamarquês "Depois do Casamento"

O Ciclo de Cinema – O Olhar da Psicanálise e Outros Olhares, realizado pelo Núcleo de Psicanálise da Universidade de Santos, e cujo tema é “Fim… e recomeço”, terá sua primeira sessão no próximo sábado, 24 de abril, às 15h30, no Auditório do Campus da Vila Mathias da universidade (Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 144). Na ocasião, haverá a exibição do longa dinamarquês “Depois do Casamento”.

Com entrada gratuita, o evento, que visa a discussão sobre como recomeçar após perdas e dificuldades, contará ainda com os comentários do cinéfilo, palestrante, artista plástico e professor de inglês Waldemar Lopes, e de Walquíria Nunez Paulo dos Santos, do Núcleo de Psicanálise de Santos e Região.

O cinéfilo Waldemar Lopes comentará os filmes do Ciclo

Na trama, Jacob Petersen (Mads Mikkelsen) luta para manter em funcionamento um orfanato, localizado numa das regiões mais pobres da Índia. A instituição corre o risco de fechar, até que Jacob é chamado de volta à Dinamarca para falar com um rico empresário, que deseja fazer uma doação ao local. Enquanto isso, em Copenhagen, Jorgen (Rolf Lassgard) vive  feliz com sua esposa e filhos. Rolf é um perspicaz homem de negócios e um pai devotado, mas que às vezes comete indelicadezas quando o assunto envolve questões familiares. Isso acontece quando Jorgen falta ao encontro que havia marcado com Jacob, para poder discutir detalhes do casamento de sua filha. Jacob, pressionado pela situação financeira do orfanato, quer resolver a questão da doação o quanto antes, mas Jorgen prefere deixar tudo para depois do casamento.´

Em 26 de junho será a vez do público conferir a exibição do belíssimo longa japonês vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro “A Partida”.

“Depois do Casamento” e “A Partida”, cada um à sua maneira, abordam situações e personagens que precisam lidar com perdas e recomeçar. Uma ótima oportunidade para quem gosta de filmes sensíveis e participar de debates sobre obras cinematográficas interessantes.

Serviço:

O Ciclo de Cinema – O Olhar da Psicanálise e Outros Olhares: Depois do Casamento
Quando: Sábado, 24 de abril, às 15h30.
Onde: Auditório do Campus Vila Mathias da UniSantos (Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 144, Vila Mathias, Santos-SP).
Entrada gratuita

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *