Começa o 8º Festival do Cinema Pobre de Cuba

Um total de 160 obras cinematográficas, de 30 países, entre eles Brasil e Estados Unidos, competirão no Festival Internacional do Cinema Pobre, que inicia nesta segunda-feira na localidade cubana de Gibara (nordeste). O evento também terá exposições de artes plásticas e concertos.

O evento chega à sua oitava edição. Criado em 2002 pelo cineasta cubano Humberto Solás (1941-2008), coincide com um momento de desenvolvimento da tecnologia digital, o que permite a realização de filmes de baixo custo, explicando assim a alta cifra de participantes este ano na competição.

Dez longas de ficção, 21 curtas e 31 documentários concorrem aos prêmios, em sua maioria subvenções de organismos internacionais e ONGs interessadas em ajudar realizadores independentes e com poucos recursos.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *