Lançado direto em DVD no Brasil, 2º filme dirigido por Denzel Washington retrata trajetória verídica de estudantes negros que romperam barreiras " />
Página inicialCríticas & ArtigosHome VídeoO Grande Desafio

O Grande Desafio

Lançado direto em DVD no Brasil, 2º filme dirigido por Denzel Washington retrata trajetória verídica de estudantes negros que romperam barreiras

O Grande Desafio (The Great Debaters, EUA, 2007). Direção: Denzel Washington. Roteiro: Robert Eisele e Jeffey Polo. Elenco: Denzel Washington, Forest Whitaker, Denzel Whitaker, Nate Parker, Jurnee Smolett. Drama. 126 min. (Cor).

“Voltando a Viver” (2002), estreia como diretor de cinema do astro Denzel Washington, contou a trajetória do marinheiro Antwone Fishe, interpretado por Derek Luke. “O Grande Desafio”, segundo trabalho do ator na direção, também investe na vida real de negros que, de alguma forma, tornaram-se mitos da cultura afro-americana.

Assim como naquele filme, Washington também atua. Mas se na produção de 2002 ele foi coadjuvante, aqui ele protagoniza como o verídico professor Melvin B. Tolson, que liderou uma turma de garotos prodígios da Willey College, instituição de ensino apenas para negros nos EUA.

Incentivados pelo tutor, os jovens Henry Lowe (Nate Parker), Samantha Booke (Jurnee Smollett) e James Farmer Jr. (Denzel Whitaker) formaram uma equipe praticamente imbatível de debatedores (daí o título original, “The Great Debaters”; “os ótimos debatedores” em português) durante os anos 20 e 30 – primeiro, derrotando as principais universidades para negros, e depois conseguindo um confronto histórico com a toda poderosa Harvard, formada por alunos da elite branca.


A competição, que não tem tradição no Brasil, coloca duas equipes de estudantes frente à frente. Elas precisam defender seus pontos de vista sobre temas pré-definidos, usando argumentação para convencer os jurados a lhes dar a vitória no debate.

Apesar do tema remeter a filmes como “Meu Mestre, Minha Vida”, “Escritores da Liberdade” e outros longas sobre professores que ajudam a transformar alunos menos privilegiados, “O Grande Desafio” tem personalidade própria. A obra, que teve entre seus produtores a apresentadora Oprah Winfrey, mostra a trajetória dos protagonistas sem apelar para o melodrama. A trama dispensa, pois já é, por si só, emotiva.


O roteiro poderia ser mais enxuto, é verdade. A subtrama amorosa entre Henry e Samantha, e a cena em que Farmer Jr. imagina-se dançando com Samantha, não fariam falta ao longa. Mas são deslizes perdoáveis para um diretor novato, como Washington, que não esconde o carinho e a admiração pelos personagens, inclusive o seu, que também atua clandestinamente incentivando trabalhadores (negros e brancos) e lutarem por seus direitos.

Com um elenco notável, que inclui dois vencedores do Oscar (Washington e Forest Whitaker), e jovens talentosos, “O Grande Desafio” é um filme digno, admirável e tem grandes momentos de interpretação. Como, por exemplo, a cena em que o personagem de Whitaker atropela um porco e precisa se desculpar com dois homens brancos, que o humilham.

Indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Dramático em 2008, e vencedor, no mesmo ano, do prêmio Stanley Kramer do Sindicato dos Produtores, sai direto em DVD no Brasil e precisa ser descoberto. Nunca é demais aprender pelo exemplo de vida de pessoas que fizeram o bem e romperam barreiras, contando “apenas” com o dom da sabedoria e a fé em suas atitudes.

Um detalhe importante é que ao final, durante os letreiros, ficamos sabendo os destinos dos principais personagens. Quem tem o mínimo conhecimento da história norte-americana irá se surpreender.

PS2: Para aqueles que gostam de filmes de época que abordam histórias de negros que enfrentaram preconceito, uma boa dica é “Honeydripper – Do Blues ao Rock“, com Danny Glover, disponível em DVD.
.

.


Lançamento direto em DVD no Brasil: 09/03/2010

André Azenha
André Azenha

André Azenha é jornalista, editor dos sites CineZen e CulturalMente Santista, autor do livro Poesia a Quatro Mãos, feito em parceria com sua mãe, a poetisa Regina Azenha. Trabalhou com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, escreveu para a revista Época São Paulo e colabora com veículos de imprensa de vários estados. Em 2011, mediou o ciclo Documentários Comentados, no SESC Santos. É assessor de imprensa e realiza encontros culturais, a maior parte de caráter beneficente.

Acesse todos as publicações de André ou opine através do email

Comente aqui, curta no Facebook, siga no Twitter e adicione no Google+, afinal, Cultura faz bem ao espírito =)
Assine nosso conteúdo através do RSS ou receba por email.

28 comentários para O Grande Desafio

  1. felipe amorim

    soberbo, pena no Brasil não existir essa tradição enraizada na edução escolar americana, o que certamente faria muito bem aos brasileiros, uma vez que eles naturalmente, se tornariam mais conscientes dos problemas que os cercam.

    25.03.2010
  2. Jorge A. S. Pinto

    Grande filme, elenco ótimo, desperdício penas sair direto em DVD enquanto no cinema saiam filmes como, atividade paranormal, jogos mortais e outras porcarias!

    01.04.2010
  3. cleide

    Sobre o filme O GRANDE DEBATE sem comentários,pena mesmo ter saido so em DVD,ja começa dai a falta de conhecimento do brasileiro.
    O ULTIMO REI DA ESCOCIA é outro que deveria ser do conhecimento geral…mas…

    21.04.2010
  4. Oi Cleide, realmente, o filme merecia ter chance nos cinemas. Sobre o título do longa em português, foi divulgdado no começo como “O Grande Debate”, mas ficou oficialmente no lançamento em DVD como “O Grande Desafio” mesmo. obrigado pela visita e volte sempre ao CineZen!

    21.04.2010
  5. Hislei junior

    Esse filme divia ser eleito ao melhor filme sobre o preconceito dos negros eu adorei todos os dia eu assisto esse filme vocês estão de parabens pelo filme é pelo título do filme pelomenos eu adorei e eu vou ficar adorando esse filme sempre gando eu posso eu assisto “O Grande Desafio

    27.04.2010
  6. monica

    filme mais que incetivante , bom para refleção gostaria que existissem professores do tipo aki no brasil pena que isso hj é um fato que concerteza jamais ocorrerá , minha nota é 10 adorei o filme !!!
    E o Denzel sem comentários qualquer atuação dele é admiravel..

    26.05.2010
  7. Ismael Gunttemberg

    Que filme magnifico pena muita pena mesmo ter saído somente em DVD
    os meus colegas que assistiram o filme tem mesmo tota a razão de dizer
    que no cinema saíram filmes como fogos mortais e outras porcarias,
    o filme o Grande Desafio é um filme digno de um Oscar
    Denzal Washington e todo o elenco arrebentaram

    Ismael Gunttemeberg Bastos da Cruz

    28.05.2010
  8. Lígia

    Esse filme é fabuloso! Mostra como os negros e na verdade todos, podemos vencer a barreira do preconceito. Com educação e criticidade. Além de garantir poder a busca por conhecimento te liberta de toda a opressão. Muito da lutas dos negros por justiça e igualdade nos EUA, auxiliou, nos tempos de hoje um presidente negro no país. Arrasouuuuuuuuuuuuuuu!

    05.06.2010
  9. o filme e ótimo pois aborda uma situação prenunciosa de preconceito racial sem falar também que o diretor do filme e protagonista Densel Washington é um dos melhores diretores e soube aborda bem os fatos acontecidos………………..

    09.06.2010
  10. Eliete Ferreira

    Um filme incrível, um elenco impecável, perfeito, interpretações magnificas, cenas memoráveis, sem falar nos momentos argumentativos onde os alunos dão um show de arrancar aplausos, e é maravilhoso saber que o Denzel Washington, além de ser o melhor ator de cinema americano, é tbm um dos melhores diretores que já vi, muita porcaria é passada no cinema, como um filme dessa categoria não tem esse privilégio?
    Esse não é apenas um filme que trata de preconceito, e superação, mas ele tem um valor de conteúdo histórico incrível, o epílogo que o diga … Vale apena assistir !!!!

    22.01.2011
  11. “O grande debate” – melhor do que “O grande desafio” – trata de como os negros norte-americanos enfrentaram o racismo e o preconceito, com afiando o discurso, e sem violência. Eles fundaram uma cultura escolar que estimulou “falar bem”, com boa argumentação, consistência de idéias e brilho vocal, resultou na formação de grandes oradores e grandes homens, como Martin Luther King, Jesse Jackson, e agora o presidente Obama. “Yes, we can”. Excelente filme para “mostra de filmes e seminários” em escolas e universidades. Fizemos experiência, neste sentido, na Univ.Estadual de Maringá.

    04.02.2011
  12. Roberto Mota

    O filme é extremamente “INTELIGENTE”. A forma como a trama levou “LUZ”, sobre questões, da geografia, ou seja, a cultura de um lugar “ESPECÍFICO”, e da Ideologia, como fundamentos de um “PODER INJUSTO”, é algo que merece mais destaque………Mais, sem dúvida, o “MODELO”, acadêmico de debates entre “INSTITUIÇÕES ACADÊMICAS”, revela duas coisas muito importante:A eficácia do método, e o fato, de que cada Instituição, carrega a sua própria Ideologia, o que nos leva a entender, que ela defende os seus enteresses……

    07.03.2011
  13. Eduardo A.

    Este filme é mais que apenas um debate. Demonstra as bases do pensamento democrático que fundamentou a civilização americana. É interessante a busca desta sociedade em resgatar seus valores mais fortes. Deve ser difícil esta busca, pois terão de confrontar com as disparidades históricas que se originaram desta busca. Os valores puritanos de Haward e dos direitos humanos, tanto pleiteados pelas sociedades rejeitadas no início do século XX (negros, mulheres, minorias) encontram pela frente os fantasmas do segregacionismo e do racismo que tiveram as mesmas raízes da defesa dos direitos humanos. O filme retrata esta realidade.

    08.03.2011
  14. Bom texto, caro André. Parabéns!

    22.06.2011
  15. André Azenha

    Obrigado Sérgio! bom contar com sua presença no cinezen. Abs, André

    22.06.2011
  16. kika

    senti falta de comentarios relacionados à filosofia, ao metodo do debate, à logica aristotelica… grande oportunidade para explora-lo em sala de aula.

    abraço à todos,

    kika.

    08.07.2011
  17. Rayllany

    Mto Bom esse filme.
    P/ quem ainda naum assistiu, eu recomendo

    04.08.2011
  18. Abraao

    Um maravilhoso filme que motiva, inibe e desafia. Mostra que a cor da pele e a condição social não é motivo para choros e lamentações, e sim motivo para explodir e gritar por igualdade de condições. Uma época em que negros eram mortos, queimados, mutilados…Surge um professor(Melvin Tolson) com uma visão política e ideológica palpitante e dono de um discurso plausível capaz de revolucionar todo um contexto da época, em que o ambiente era desfavorável. Em meio ao caus surge à explosão de uma pequena faculdade querendo competir com Harvard, isso culminou no grande desafio. contrariando assim a corrente filosófica ambientalista.

    08.08.2011
  19. EU JULIA gostei muito de assistir esse filme so assisti uma vez e ja me apaixonei e muito legal quem asssisti nao vai se arepender pq eu gostei sera que vc vai gostar eu acho que sim pelo o seu jeito de ser vc e igual a eu assisti para vcs ver depois vcs decha recadoo que eu vou entrar aq todo dia para ver se vai tem comentarios eu adorei quando eu so vi o nome do filme eu ja me apaixonei e muito legalll
    muito obrigado quem vai assiustir
    xauuuuuu

    30.08.2011
  20. Suzana Guerra Albornoz

    Gostei muito do filme O GRANDE DESAFIO, vou recomendar a meus filhos e netos…
    O fato de saber que é inspirado em história realmente acontecida(ou seja, que não há ali um “invento”) não lhe tira o mérito, ao contrário, pesa a favor da forma como o filme está feito, porque ele consegue fazer juz aos complexos aspectos morais, sociais, políticos, envolvidos: a educação humanista, pela afirmação da dignidade e o desenvolvimento da autoconfiança dos jovens; a vivência da injustiça, sobretudo no ambiente racista em que a herança maldita da escravidão leva a crer que o crime contra os negros é tolerável; a vitória contra o preconceito e o sofrimento, pelos caminhos de uma democracia em que o cultivo da palavra é aplaudido; a reflexão sobre a desobediência civil, como alternativa para a violência, quando a lei deve ser questionada (em memória da Antígona de Sófocles…). Tenho experiência de educadora, professora de Ética, também de Política – pelo que dou grande valor ao discurso -, e o filme O GRANDE DESAFIO realmente me emocionou! Espero que seja bem distribuído no Brasil.

    16.10.2011
  21. wesley gomes dos santos

    esse filme ele e muito bom a parte intelectual,ele mexe bastante com vida de muitos jovens brasileros,que são bastante capacitados,e também que querem entra em uma universidade.

    26.10.2011
  22. Luiz Alexandre

    filme muito bom mesmo!
    acabei de assistir no telecine..

    gosto de filmes que têm essência, que contam histórias baseadas em fatos reais!
    A luta que é demonstrada nesse filme, sem dúvida é emocionante!
    Se resolvessemos nossos problemas assim, sentando, discutindo e sabendo ouvir a opinião de outros, com certeza o nosso país seria diferente.

    Uma pena os brasileiros continuarem a ver novela, programas de baixaria, fofocas e futebol..
    Não sou contra que assistam, alias, cada um deve fazer oque achar melhor para si.. está é nossa vida! Fazemos oque achamos o certo, mas o mais certo sem duvida, é que um pouco de cultura e conhecimento que geram momentos de reflexão não faz mal a ninguém!!

    Esse filme é emocionante e cativante, espero que gostem também!

    Um abraço

    04.11.2011
  23. Ronaldo Júnior

    Não tenho idéia como esse filme não tenha concorrido ao Oscar. Um EXCELENTE filme, que retrata de form real o preconceito na década de 30.

    05.11.2011
  24. Vanussa

    Bom dia! Passei o filme “O grande desafio” para os meus alunos, acredito que foi muito produtivo, pois o filme mostra o que eu venho sempre falando para eles, que a palavra tem um grande poder. Se eles souberem argumentar, conseguirão muitas coisas.

    05.12.2011
  25. Neudi Guilherme Ziliotto

    Excelente filme, coisas q aconteceram em 1930, ñ fugindo mt, no q acontece hj em nosso meio social.
    Nossa maneira de se expressar, tem muita valia, cada ser humano deve usar uma tática coerente para argumentar, falar em público,
    Barreiras dificuldades, todos nos encontramos em nossas vidas , temos q ser esforçados, acreditar em Deus e ter muita fé.
    Todas as Escolas do pré as Universidades, devem assistir . ” O GRANDE DESAFIO “

    14.02.2012
  26. Neudi Guilherme Ziliotto

    Excelente filme, coisas q aconteceram em 1930, ñ fugindo mt, no q acontece hj em nosso meio social.
    Nossa maneira de se expressar, tem muita valia, cada ser humano deve usar uma tática coerente para argumentar, falar em público,
    Barreiras dificuldades, todos nos encontramos em nossas vidas , temos q ser esforçados, acreditar em Deus e ter muita fé.
    Todas as Escolas do pré as Universidades, devem assistir . ” O GRANDE DESAFIO ”
    Até…

    14.02.2012
  27. Andreia dos S. Silva

    que pena o Brasil não incentivar os seus alunos a ter uma educação digna. Tendo debates talvez não existiria tantos “alunos” guardando vagas de quem quer estudar pois estes debateriam entre si.

    28.03.2012
  28. keila

    o filme relata a historia d um professor tentando mudar a historia.. e cm seus alunos jovens vao a uma batalha, lutar para a liberdade.. um filme realista e mto boum… q luta cm outras instituiçoes para conseguir liberdade dos negros.. uma cidade no Texas q e quase maioria racista tentam tirar o Wiley Collegi da cena, mas a força d vontad dos jovens e maior do q tdos pensam… bom gente vou parar por aki señ eu conto o filme tdo neh.rsrs mas e mto boum o filme eu rwcomendo… beijossss

    30.03.2012

Escreva seu comentário

Em hipótese alguma seu email será revelado.
Todos os campos marcados com asterisco ( * ) são de preenchimento obrigatõrio.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor do comentário. Leia os termos de uso.