14 de Março, Dia Nacional da Poesia

Antônio Frederico de Castro Alves

Neste domingo, 14 de março, é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Poesia, criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento.

Castro Alves é conhecido como o “poeta dos escravos”, devido à sua luta pela abolição da escravidão. Ele também foi um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente pelo voto direto e secreto.

O CineZen presta sua homenagem à essa data.

A Poesia e o Poeta

A Poesia (toda)
é sonho e realidade;
é querer sem poder,
é poder quando não se quer;
é verdade e fantasia,
negativa e afirmação…

é razão e sentimento,
é universo,, dentro do próprio Universo,
é poema, verso e soneto,
trova ou um simples lamento…

A Poesia (toda)
é a alma do Poeta,
matéria e sangue a fluir,
é mais do que meras palavras
num papel,
é terra, mar e céu…

O poeta
é o eterno sonhador,
consegue das asas ao coração,
mesclando sensibilidade
à imaginação,
fazendo com que simples frases,
soltas,
se tornem a mais bela canção…

Regina Azenha – Poema publicado no livro “Fragmentos & Mutações”, de 1997.

Santista e faz poesia desde criança. Escreveu três livros: Mulher: Amor e Poesia, em 1986 (pelo qual ganhou o prêmio Robalo de Ouro Brasil 1989), Fragmentos & Mutações, em 1997 e Poesia a quatro mãos (2008), realizado em parceria com seu filho André. É admiradora do poeta e escritor J. G. de Araújo Jorge, e de autores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Paulo Leminski, Mário Quintana, Fernando Pessoa, José Saramago, entre outros tantos. Entre os novos poetas, Pergentino Jr, poeta de Guarulhos muito talentoso, além dos santistas Valdir Alvarenga, Guida Linhares, Edilza de Souza Fernandes e Paulo Schiff. Amante da música, teve uma composição classificada entre as dez finalistas de um festival. Na Bienal do Livro do Sesc-Santos, Mulher: Amor e Poesia foi um dos livros mais vendidos entre os autores independentes. Amante das artes, atualmente exerce a atividade de artesã. Parte de seu trabalho pode ser conferido no blog. No CineZen, estará colaborando com poemas, crônicas, textos sobre os filmes que é apaixonada e apontando poetas que estejam despontando na cena literária.

5 thoughts on “14 de Março, Dia Nacional da Poesia

  1. Parabénssss Regina!
    Lindo poema,belas palavras.Amo tudo que vc escreve
    ótima noite pra ti
    mil beijinhosssss

  2. Olá Regina Azenha, estou admirado com sua preocupação em não se esquecer de homenagear os nossos grandes vultos literários, como é o caso neste momento de Castro Alves e sua luta abolicionista. Claro que suas ações não foram pioneiras, entretanto, ganhou fórum com o apoio indiscutível de outro dedicado defensor dos direitos pela igualdade e liberdade que foi Rui Barbosa, seu grande amigo e parceiro pela causa.
    Ficarei honrado com sua visita ao Blog Bússola Literária – http://www.bussolaliteraria.blogspot.com, lá você irá encontrar no seu índice uma série de publicações entre, contos, crônicas, poesias e reportagens através da sua coluna Vasculhando a Estante, onde tem-se a preocupação de resgatar artigos focando autores e assuntos relativos à cultura de um modo geral.
    Conto com sua visita.

  3. Bonita poesia, Regina. Os poetas merecem. Suas manifestações, principalmente quando engajadas, seguram a esperança dos povos.
    Um abraço,
    Lidia.

  4. que poemas mas lindos eu tbm tenhu um poema que eu mesmu que fiz nao sei se vai fica bom um jestu de amor nao e apenas anmar mas sin revevela nossus sentimento u sentimentu e comu uma ave uma ves ela começou a voa mas tanbem ja caiu u amor e comu uma borboleta ela ama a flor asin comu nos gostamos de amar augen especial esperu que tenhao gostado meu msn e icaro_mizere.12@hotmail.com meu orkut e rafael_mizere.12@hotmail .com tenhu 14 anos e tenhu muitu mas poemas daonde veiu esse beijos obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *