Disney fecha estúdio pioneiro na captura de performance

O estúdio pioneiro na utilização da tecnologia de captura de performances no cinema fechará no fim do ano. A Disney anunciou que não investirá mais no ImageMovers Digital (IMD), estúdio de efeitos especiais criado pelo diretor Robert Zemeckis, que faz parte de seu conglomerado. Com o fechamento do estúdio, programado para janeiro de 2011, 450 profissionais ficarão desempregados.

O IMD foi responsável por transpor para a animação a interpretação de atores consagrados, utilizando a captura de perfomance para transmitir aos desenhos computadorizados a aparência de seus intérpretes. Zemeckis dirigiu os três filmes que marcaram o uso da tecnologia: “O Expresso Polar” (2004), “Beowulf” (2007) e “Os Fantasmas de Scrooge” (2009).

O último trabalho do IMD será a animação “Mars Needs Moms!”. A decisão também suspende a produção da refilmagem do desenho “Yellow Submarine”, que já tinha definido elenco e adquirido os direitos autorais das músicas dos Beatles.

Um dos motivos para o cancelamento das atividades do estúdio é o custo elevado de suas produções e o baixo retorno nas bilheterias. De acordo com o presidente do Grupo Disney, “o IMD não está mais em sintonia com o modelo econômico atual.”

O sucesso da Pixar, que não usa captura de performance, e o realismo de “Avatar”, que revolucionou o modo de se utilizar a computação gráfica, podem ter pesado na decisão. /
Vários filmes que serão lançados nos próximos anos utilizarão a técnica que Zemeckis ajudou a desenvolver, entre eles os dois “Tintim”, dirigidos respectivamente por Steven Spielberg e Peter Jackson.

Com o fim da IMD, a WETA, de Peter Jackson, responsável pelos efeitos de “O Senhor dos Anéis”, “Avatar” e “Tintim”, sobrou sozinha na liderança do mercado de efeitos para animação.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *