Tim Burton presidirá o júri do Festival de Cannes este ano

tim-burtonTim Burton foi anunciado nesta terça-feira, 26 de janeiro, como o presidente do júri da 63ª edição do Festival de Cannes. O presidente do festival afirmou que o cineasta é primeiro diretor com origens ligadas ao mundo da animação a presidir o júri do evento.

Burton já fez parte do júri de longas em 1997 e do júri de curtas em 2006, além de ter competido em 1995, com “Ed Wood”. Em anúncio oficial, ele declarou estar ansioso para ver “belos filmes do mundo todo” e ainda que “vai viver um sonho que se tornou realidade”.

O posto de presidente do júri  em Cannes não é mero status. Os presidentes costumam ter grande influência na decisão dos premiados. Nomes como Isabelle Huppert (“White Material”), Sean Penn (“Território Restrito”), Stephen Frears (“Cheri”), Wong Kar-wai (“Cinzas do Passado Redux”) e Quentin Tarantino (“Bastardos Inglórios”) já ocuparam o posto. “Depois de passar minha juventude vendo maratonas de 48 horas de cinema de terror, sinto-me preparado para Cannes”, brincou Burton, que lança em 2010 o seu “Alice no País das Maravilhas”.

O Festival de Cannes será realizado entre 12 e 23 de maior. Em abril serão divulgados os integrantes do júri.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *