Feira Música Brasil 2009 supera expectativas

Direto do Recife

Fotos: André Azenha

Nação Zumbi gravou DVD na abertura do evento com participações de Fred 04, Arnaldo Antunes e Paralamas do Sucesso
Nação Zumbi gravou DVD na abertura do evento com participações de Fred 04, Arnaldo Antunes e Paralamas do Sucesso

Foram 35 shows, mais de mil encontros concluídos na Rodada de Negócios e um público superior a 250 mil pessoas. Este é o resultado da Feira Música Brasil 2009, realizada de 9 a 13 de dezembro, no Recife.

A Feira Música Brasil, cuja edição deste ano teve como tema “Música Tocando Negócios”, também foi palco para importantes anúncios do ministro da cultura, Juca Ferreira, que confirmou a criação do Fundo Setorial da Música e reafirmou seu apoio à Rede Música Brasil, programa que visa a contemplar todas as iniciativas da Funarte e do MinC relacionadas à música. O ministro também adiantou a criação de memoriais a destacadas figuras da música do país, como Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi.

Ministro da Cultura Juca Ferreira anunciou investimentos na música
Ministro da Cultura Juca Ferreira anunciou investimentos na música

Os shows musicais aconteceram em dois palcos armados no Marco Zero da capital pernambucana. O público conferiu apresentações históricas, como a gravação do DVD ao vivo do Nação Zumbi, o show que celebrou dez anos de carreira da banda Fresno e um tributo a Luiz Gonzaga, que reuniu alguns dos principais nomes da música popular nacional da atualidade, como Seu Jorge, Arnaldo Antunes, Otto e músicos do Nação Zumbi.

No Terminal Marítimo, onde se concentrou a Rodada de Negócios, foram concluídos, em três dias, mais de mil encontros. Em vários outros pontos do bairro Recife Antigo, as atrações foram paineis de debates, mostra de cinema, oficinas e palestras de capacitação, todos gratuitos. Quem circulou por ali ainda teve a chance de conferir shows de artistas independentes no circuito off feira.

Seu Jorge participou praticamente de todo o show de Marcelo D2
Seu Jorge participou praticamente de todo o show de Marcelo D2

“A Feira aconteceu num momento de transição da música brasileira, que busca encontrar novos caminhos para sobreviver às mudanças do meio. Todas as entidades perceberam a importância da situação e essa união foi responsável pelo sucesso do evento”, explica Carlos “KK” Mamoni Júnior, um dos diretores-executivos da Feira. Segundo Mamoni, o evento contou com um investimento de R$ 4,8 milhões.

Carlos Tabakof, também diretor-executivo do evento, destaca o crescimento da Feira em relação a sua primeira edição, em 2007. “Só para se ter uma idéia, a primeira Feira teve pouco mais de 20 milhões de cliques no Google. A edição 2009 já ultrapassou a marca de 31 milhões de cliques.”

Público compareceu em massa a todos os dias do evento
Público compareceu em massa a todos os dias do evento

Os organizadores já confirmaram a realização da Feira Música Brasil 2010. A cidade-sede será definida em votação e as inscrições começam em janeiro e poderão ser feitas no site www.feiramusicabrasil.com.br.

A Feira foi patrocinada pela Petrobras e pelo BNDES, apoiada pelo Sebrae, e organizada pela Funarte/MinC, Secretaria de Políticas Culturais/MinC, Secretaria de Cultura da Cidade de Recife, Fundarpe/PE, em parceria com um conselho formado pelas entidades: Associação Brasileira dos Empresários Artísticos – Abeart -, Associação Brasileira da Música Independente – ABMI -, Associação Brasileira dos Produtores de Disco – ABPD -, Associação Brasileira de Festivais Independentes – Abrafin -, Associação Brasileira dos Editores de Música – Abem -, Associação Brasileira de Editoras Reunidas – Aber -, Associação Brasileira das Rádios Públicas do Brasil – Arpub – e o Fórum Nacional da Música – FNM.

Fresno comemorou dez anos de carreira no Marco Zero
Fresno comemorou dez anos de carreira no Marco Zero
O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *