Feira Música Brasil – Homenagem a Luiz Gonzaga reuniu grandes nomes da música brasileira

Direto do Recife

Foto: André Azenha

Otto, Seu Jorge e Arnaldo Antunes estiveram na homenagem ao Rei do Baião
Otto, Seu Jorge e Arnaldo Antunes estiveram no Tributo ao Rei do Baião

A última noite de shows da Feira Música Brasil 2009 foi bem diferente das anteriores, com uma programação musical mais voltada ao público adulto e contou com um público de cerca de 10 mil pessoas.

Às 18h, a Orquestra Sinfônica do Recife iniciou a noite musical. Durante o concerto, com a presença do prefeito do Recife, João da Costa, e de sua família. Em seguida, foi inaugurada a iluminação natalina da cidade, com direito a uma gigante árvore de Natal, em frente ao Terminal Marítimo, local da Feira.

Uma hora depois, os presentes tiveram a chance de conferir um bonito show do Duo Gisbranco, formado pelas pianistas Claudia Castelo Branco e Bianca Gismonti, filha do músico, compositor e cantor Egberto Gismonti. As duas tocaram clássicos da música brasileira da autoria de compositores como Antônio Carlos Jobim, Chico Buarque, Heitor Villa-Lobos e do próprio Gismonti. O show da dupla contou com participação de Chico César.

Pontualmente, às 20h30, começou o último show da Feira Música Brasil 2009, o Tributo a Luiz Gonzaga, na data em que se comemora o aniversário de nascimento do Rei do Baião.

Formado por músicos como Pupilo (que também assina a direção musical ao lado de Marcelo Soares), do Nação Zumbi, considerado por especialistas um dos melhores bateristas brasileiros da atualidade; Fernando Catatau e Rian, ambos do Cidadão Instigado; Daniel Ganjaman, do Instituto; Toca Ogan, também do Nação; Gilsinho, da Orquestra Contemporânea de Olinda; e o sanfoneiro Beto Hortiz, o supergrupo executou um repertório calcado em canções que não alcançaram o mesmo sucesso de outros clássicos do sanfoneiro.

As músicas escolhidas refletiram a coletânea “Baião de Viramundo”, produzida em 1999 pelo selo Candeeiro, e que também contou com diferentes artistas em novas roupagens para o repertório de Luiz Gonzaga. No set list, faixas como “Vozes da Seca”, “Cacimba Nova”, “Óia Eu Aqui de Novo” e “13 de Dezembro” fizeram a alegria da plateia.

Para interpretá-las, um verdadeiro dream time da MPB: o ex-titã Arnaldo Antunes, Otto, Seu Jorge, Lirinha, vocalista do Cordel do Fogo Encantado, Siba e Marina de La Riva. No final, todos se juntaram no palco para a última música da noite.

No último show da Feira, público pôde se acomodar em cadeiras
No último show da Feira, público pôde se acomodar em cadeiras
O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *