Feira Música Brasil – Ministro da Cultura anuncia incentivos à música

Direto do Recife

Foto: André Azenha

O Ministro da Cultura Juca Ferreira (quarto da esquerda para a direita) com equipe do MinC e organizadores da Feira
O Ministro da Cultura Juca Ferreira (quarto da esquerda para a direita) com equipe do MinC e organizadores da Feira

Em entrevista coletiva, nesta sexta-feira, 11/12, realizada na sala de imprensa do Terminal Marítimo, Recife, durante a Feira Música Brasil 2009, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciou uma série de incentivos à música.

“Vamos criar o Fundo Setorial da Música”, afirmou ele. A verba do fundo será proveniente dos R$ 820 milhões do Fundo Nacional de Cultura.

O ministro também adiantou a criação de memoriais em homenagens a grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi, em seus respectivos estados natais.

Juca Ferreira aproveitou para reafirmar o apoio do Ministério à PEC da Música, que pretende tornar a venda de música livre de tributação – como já acontece com livros, sindicatos e templos religiosos.

“As declarações do Ministro repercutem num momento importante para a música do país. A Feira Música Brasil é a conclusão para tudo o que foi discutido no segmento neste ano e é o ponto de partida para que possamos discutir qual o melhor caminho a seguir”, diz um dos diretores-executivos da Feira, Carlos “KK” Mamoni Júnior.

“De acordo com dados não oficiais, cerca de 6% do PIB nacional é oriundo da música. É a hora da música brasileira ser reconhecida por todos como um mecanismo importante para a economia do país. E a Feira existe pra isso”, explica o também diretor-executivo do evento, Carlos Tabakof.

Com o tema Música Tocando Negócios, a Feira atingiu, em apenas quatro horas de seu primeiro dia de funcionamento, 160 negócios concluídos.

O CineZen é um site independente sobre cinema, DVD e Blu-ray, TV e eventualmente literatura, quadrinhos, teatro, música e artes plásticas, lançado em 29 de março de 2009. Tem o objetivo de informar, analisar obras e cobrir eventos dessas áreas (com atenção para a Baixada Santista), prestar serviços e atuar no incentivo ao cinema nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *