Rubens Ewald Filho lança novo guia de filmes

Texto e fotos por André Azenha

lanaamentorubenstres

Na segunda-feira, 31 de agosto, foi lançado na unidade Sumaré da 2001 Vídeo, em São Paulo, o livro Cinema com Rubens Ewald Filho – Guia 2009 – Edição Comemorativa.

A noite de autógrafos começou por volta das 20h e teve boa presença do público, formado por amigos de Rubens, jornalistas, artistas e cinéfilos.

O salão de eventos do estabelecimento, especialmente preparado para homenagear os 30 mil filmes assistidos pelo crítico de cinema mais conhecido do país, ficou lotado. Quem compareceu teve a chance, além de curtir o coquetel, conversar e tirar fotos com o homenageado, conferir um acervo de fotos e antigos cadernos com anotações sobre os primeiros filmes vistos pelo autor.

Essa é o nono guia lançado por Rubens, e novamente conta com mais de 1200 indicações de filmes e séries de TV. Mas curiosamente a obra não traz a palavra “DVD” em seu título (como ocorrera nas edições anteriores), em virtude do surgimento do blu-ray, mídia que chegou ao mercado como uma evolução para o DVD,  e que ainda não “pegou” pra valer, como escreveu Rubens no prefácio da obra.

“Anunciaram que o DVD ia acabar, mas os boatos foram todos precoces e exagerados. Fico cada vez mais convencidos que iremos pular essa novidade (blu-ray) e irmos direto para a seguinte, que possivelmente será o download de filmes  em HDs caseiros. Além disso, o público não está insatisfeito com o DVD, e os colecionadores, como eu, nada dispostos a recomeçar tudo de novo”, explica.

O livro contempla todos os públicos. Há resenhas de produções do cinema blockbuster, independentes e longas lançados diretamente em home vídeo no Brasil, como também textos sobre as principais séries de TV. Tudo catalogado, com ficha técnica e cotação.

O formato é simples e enxuto e o texto característico de Rubens vai direto ao ponto. Ou seja, fala ao público consumidor, e não para outros críticos e profissionais de cinema, como ocorre em algumas ocasiões. Fica a dica.

Autor: Rubens Ewald Filho
Editora: REF
Formato: 14 x 19 x 2
432 páginas
Onde comprar: Site da 2001 Vídeo
Preço inicial: 34,00lanaamentorubensum

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

6 thoughts on “Rubens Ewald Filho lança novo guia de filmes

  1. Está muito bacana este novo guia do Rubens, já dei boas risadas lendo a crítdica dele sobre “Crepúsculo”. Estou adorando, e quero parabenizar o autor e aos colaboradores Ricardo e especialmente você, André! Só não concordo com uma coisa: como fã hardcore de Julie Andrews, acho o Oscar dela por Mary Poppins bem merecido e esperado, hehe Todo fã de cinema vai curtir, e o Rubens merece todo essse sucesso!

  2. Huummm ! Este guia deve estar bacana mesmo ! Mas, também com um autor desse.Não é para menos. Parabéns,Rubens.

  3. Rubens Ewald Filho, por favor onde eu posso encontrar o filme

    ( Uma Linda Historia de Amor )
    eu acisti este filme á alguns anos

    atrás na televisão rede globo a noite

  4. Rubens Ewald Filho, acompanho seu trabalha a muitos anos.
    como posso encontrar os filmes:
    O Mundo Perdido – Diretor Irwin Allen de 1960 – ator pricipal Michael Rennie
    O Expresso de Xanguai – atriz Marlene Dietrich – 1932

  5. Rubens Ewald Filho: Cumprimentando-o por seus trabalhos e publicações , indago-lhe se ainda teria acesso aos livros de sua autoria, versando sobre cinema, astros , filmes e diretores. No momento, aproveito para solicitar alguma pista onde posso encontrar as películas JAMAIS TE ESQUECEREI (Ty garnett, com tyrone power) SE EU FORA REI ( Ronald Colman, -não sei o diretor-) O HOMEM DE BRONZE ( com Burt Lancaster, de Michael Curtiz), UM LEÃO ESTÁ NAS RUAS ( com James Cagney, de Raoul Walsh).
    Um forte abraço, do admirador, atto ,obrdo,

    José Mário Dos Martins Coelho –

    em 21 02 2011

  6. boa tarde RUBENS EWALD FILHO acompanho vc a muito tempo ate na cultura gostaria que se possivel vc me ajude a conseguir estes filmes antigos dublados um mergulho no inferno tyrone power eu um outro de guerra nao lembro o titulo mas a estoria e de um grupo de soldados que foram treinados a colocar explosivos nos cascos de navios num porto dominados poe alemaes alguns sao presos se sao fuzilados ao amanhecer justamente quando as cargas explodem e no final do filme so dois escapam e ao lado deles os vultos dos companheiro fuzilados andando ao seu lado aguardo seu retorno mestre dos criticos do cinema e tv obrigado obs estes filmes tem um valor sentimental eu os assistia junto ao meu pai .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *