Watchmen – Contos do Cargueiro Negro

Por: André Azenha

contos

Watchmen – Contos do Cargueiro Negro (Tales Of The Black Freighter, EUA, 2009). Direção: Daniel DelPurgatorio, Mike Smith. Elenco: Gerard Butler, Cam Clarke, Siobhan Flynn (apenas vozes). Animação / Aventura / 18 anos. Áud: Port, Ing (ambos 5.1 Dolby Digital). Leg: Port, Ing, Esp. (Cor).

8,0

Como “Watchmen – O Filme”, adaptação cinematográfica daquela que é considerada a melhor história em quadrinhos de todos os tempos, não pôde condensar todo o material da graphic novel (lançada pela DC e escrita por Alan Moore) em suas quase três horas de projeção, a saída encontrada pelos produtores e o diretor Zack Snyder (aqui roteirista) foi criar uma animação – produzida para o mercado de home vídeo – baseada no gibi que é lido por um garoto dentro da trama do filme e que completa a idéia do longa,

A história possui tom macabro: um náufrago tenta chegar à sua cidade para salvar sua família de um cargueiro habitado por seres demoníacos. Para tanto, cria uma pequena embarcação feita com corpos putrefatos de seus antigos companheiros.

contosdois

Fiel aos quadrinhos, o desenho animado é bem produzido, e o protagonista é dublado por Gerard Butler, que havia trabalhado com Snyder em “300”, outra adaptação dos gibis. Aliás, o tom de voz imprimido pelo ator lembra bastante o Rei Leônidas, do longa de 2007.

O DVD ainda contém o documentário fake “Sob o Capuz”, que equivale, na HQ, ao livro escrito pelo Coruja Antigo (Stephen McHattie), e que aqui surge entrevistado num talk show – e suas lembranças são intercaladas com declarações de outros personagens, como o Comediante (Jeffrey Dean Morgan) e Sally Jupiter / Espectral (a deliciosa Carla Gugino).

Somados ao filme, a animação e o documentário se tornam a verdadeira adaptação da HQ que era esperada pelos fãs. Mas só irá entender o contexto do desenho e de “Sob o Capuz” quem leu o gibi. Ter assistido apenas a versão do cinema não basta. Por isso pode ser que, assim tal qual ocorreu com “Watchmen – O Filme”, este DVD seja conferido apenas pelo público dos quadrinhos.

A edição é ótima e ainda traz nos extras “A História Dentro da História: Os Livros de Watchmen”, “Arc f Adrian Veidt/Ozymandias” e “Watchmen – A Animação. Capítulo 1”.

Leia também:

Watchmen – O Filme

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *