[REC]

rec[REC] (Idem, Espanha, 2008). Direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza. Roteiro: Luis Berdejo, Paco Plaza e Jaume Balagueró. Elenco: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Pablo Rosso, David Vert. Terror. 85 min. (Cor).

Bom terror espanhol no estilo reality de filmes como “Bruxa de Blair” e “Cloverfield”.  Toda ação é apresentada sem “edição” pela câmera de uma repórter de TV (a atriz Manoela Velasco, também jornalista televisiva na vida real), que, durante reportagem noturna, fica presa num prédio de corpo de bombeiros “contaminado” por zumbis.

Influente, o longa foi rodado em locações verídicas (sem tornar necessária a construção de sets de filmagens) e possui os sustos costumeiros do gênero, mas destaca-se principalmente pelo desgaste psicológico de seus personagens.

recum

Recebeu dois prêmios no Goya (Edição e Atriz, para Manoela) e já teve até refilmagem americana (o fraco “Quarentena”).

8,0

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

One thought on “[REC]

  1. O melhor filme de Terror que assisti ano passado. Altamente recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *