Cinema e poesia: Love Story – Uma História de Amor

Por: Regina Azenha

lovecima

Love Story – Uma História de Amor (Love Story, EUA, 1970). Direção: Arthur Hiller. Roteiro: Erich Segal. Elenco: Ryan O’Neal, Ray Milland, Ali MacGraw, Tommy Lee Jones. Romance. 100 min. (Cor).

Sinopse: Oliver Barrett IV (Ryan O’Neal), um estudante de Direito de Harvard, conhece Jenny Cavilleri (Ali MacGraw), uma estudande de música de Radcliffe. Um rápido envolvimento surge entre eles, sendo que logo decidem se casar. No entanto, o pai (Ray Milland) do jovem, que é um multimilionário, não aceita tal união e deserda o filho. Algum tempo depois de casados ela não consegue engravidar e, ao fazer alguns exames, se constata que Jenny está muito doente. 
 
Às vezes me pergunto, e não encontro respostas…
porque o preconceito sempre se faz presente
quando duas pessoas por algum motivo, diferentes
são sempre censuradas
ao  vivenciarem  uma História de Amor…

Se um é rico e outro pobre
se um é negro e outro branco,
nada disso é importante,
porque o coração não se difere
é sempre igual, em qualquer peito
o ritmo dos sentimentos sempre é constante…

Quando o preconceito nos atinge
nos fere e maltrata por igual
e não bastasse isso a nos consumir
a vida, muitas vezes nos trai,
e prá essa história tem um triste final

Mas para o amor verdadeiro
não existe força que os separe,
seja em vida, seja na morte
na alegria e na adversidade,
se perpetua para sempre
pois Amor é Eternidade.

Nota do editor: O filme levou o Oscar de Trilha Sonora (da autoria de Francis Lai).

loveum

Santista e faz poesia desde criança. Escreveu três livros: Mulher: Amor e Poesia, em 1986 (pelo qual ganhou o prêmio Robalo de Ouro Brasil 1989), Fragmentos & Mutações, em 1997 e Poesia a quatro mãos (2008), realizado em parceria com seu filho André. É admiradora do poeta e escritor J. G. de Araújo Jorge, e de autores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Paulo Leminski, Mário Quintana, Fernando Pessoa, José Saramago, entre outros tantos. Entre os novos poetas, Pergentino Jr, poeta de Guarulhos muito talentoso, além dos santistas Valdir Alvarenga, Guida Linhares, Edilza de Souza Fernandes e Paulo Schiff. Amante da música, teve uma composição classificada entre as dez finalistas de um festival. Na Bienal do Livro do Sesc-Santos, Mulher: Amor e Poesia foi um dos livros mais vendidos entre os autores independentes. Amante das artes, atualmente exerce a atividade de artesã. Parte de seu trabalho pode ser conferido no blog. No CineZen, estará colaborando com poemas, crônicas, textos sobre os filmes que é apaixonada e apontando poetas que estejam despontando na cena literária.

2 thoughts on “Cinema e poesia: Love Story – Uma História de Amor

  1. ADOREI…E CONCORDO .
    PENA QUE O PRECONCEITO AINDA EXISTE…QUANDO EXISTE UM AMOR VERDADEIRO, NÃO TEM RAÇA,COR,RELIGIÃO,RIQUEZA OU POBREZA…AS PESSOAS SE ESQUECEM QUE PARA DEUS SOMOS TODOS IGUAIS..

    PARABÉNS…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *