Desafio dos Super Amigos – A Primeira Temporada, O

Por: André Azenha

superamigosum

O Desafio dos Super Amigos – A Primeira Temporada (The Challenge Of The Super Friends – The First Seasion, EUA, 1978, lançamento da série na TV, 2004, lançamento em DVD).  Direção: Ray Patterson, Carl Urbano. Elenco: Danny Dark, Shannon Farnon, Stan Jones, Casey Kasem, Olan Soule, Michael Rye, Jack Angel, William Callaway (apenas vozes). 347 min. Animação / Aventura. (Cor).

7,5

Box, integrante da Coleção Clássicos DC Comics, com três discos que reúnem o que seria na verdade a terceira temporada completa do desenho “Super Amigos”, de 1978, que fez sucesso no Brasil nos anos seguintes nas manhãs da Globo. A capa diz Primeira Temporada, mas o grupo já tivera duas da série, uma em 1973, batizada apenas de “Super Friends”, e outra em 1977, sob o título “All-New Super Friends Hour”.

Foi a segunda vez que a Liga da Justiça, principal grupo de heróis da DC Comics, ganhou uma versão animada (a anterior foi pelo Filmation Animation Studios), e quem a produziu foi a Hanna-Barbera, empresa responsável por outras animações famosas, como Jetsons, Zé Colméia, Flintstones, e tantos outros.

São dezesseis aventuras ao todo, sete episódios respectivamente no primeiro e no segundo DVD, e mais dois no terceiro (onde estão os extras), que sempre continham alguma mensagem educativa ao final de cada trama, cujos roteiros abordavam o conflito entre a Liga da Justiça e a Legião do Mal.

superamigosdois

As histórias atualmente soam datadas, não possuem maior aprofundamento dos personagens e partem logo para a ação.

Além dos personagens da DC, foram adicionados outros heróis para cativar demais etnias nos EUA, como o Samurai (para os orientais), Chefe-Apache (índios) e Vulcão Negro (comunidade negra).

Para entender o contexto da série, vale conferir nos extras, o documentário “Sábado, Sacos de dormir & Super Amigos: Uma retrospectiva”, onde os entrevistados lembram detalhes curiosos, como alguns erros da animação: um capítulo em que Batman aparecia com as cores de seu escudo invertidas, o Flash (na dublagem batizado de Relâmpago, algo não mais usado no Brasil) voando, poder que ele não possui nos quadrinhos, Superman com a capa azul numa determinada história, a morenice do Lanterna Verde e um destaque especial para a Legião do Mal, que juntou de forma inédita os grandes vilões da editora: Lex Luthor, Brainiac, Espantalho, Giganta (resgatada de HQs antigas da DC), etc.

superamigostres

Os fãs ainda poderão sacar enredos inspirados diretamente em aventuras famosas do gibi. O episódio “A Origem Secreta dos Super Amigos” (disco 2), por exemplo, quando os vilões voltam no tempo para evitar que Kal-El, Diana e Hal Jordan tornem-se Superman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde, é nitidamente influenciado na história “Uma Terra sem Liga da Justiça”, publicada originalmente na edição 37 do gibi “Justice League Of America”, em agosto de 1965.

Depois seriam produzidas outras temporadas – a última foi ao ar em 1985. A Liga da Justiça voltaria a ganhar uma versão animada nos anos 90, em série bastante elogiada e disponível em DVD, e que possui várias referências ao desenho “Super Amigos”.

Eis uma chance para muito marmanjo fã de super-heróis matar saudade da infância. A boa edição ainda tem nos extras: “Sala da Justiça”, “Legião do Mal”, trailer e dicas de outras animações da Hanna-Barbera.

Leia também:

Super-Heróis – As Aventuras Perdidas

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *