Hitler – A Ascensão do Mal

hitlerHitler – A Ascensão do Mal (Hitler: The Rise of the Evil, EUA  / Canadá, 2003). Direção: Christian Duguay. Roteiro: John Pielmeier e G. Ross Parker. Elenco: Robert Carlyle, Stockard Channing, Liev Schreiber, Jena Malone, Peter O’Toole. Drama biográfico. 182 min. (Cor).

“Hitler – A Ascensão do Mal” é um filme feito para TV (produzido pela CBS) e sem dúvida foi uma das obras que mais detalhou a vida do ditador alemão no período anterior a Segunda Grande Guerra, desde a infância até a tomada do poder pelo partido Nazista, em 1933.

Existem alguns problemas quando se tenta retratar a vida de alguém tão polêmico e odiado como Adolf Hitler. Seria possível ser imparcial e se ater apenas aos fatos históricos? Eu sinceramente acredito que não apenas é possível como é o dever de quem realiza esse trabalho, e esse é o grande pecado desse filme: Retratar Hitler de uma maneira extremamente caricata. Infelizmente o ator Robert Carlyle não cumpriu bem a missão de interpretar Adolf Hitler aparecendo em vários momentos da película apenas como um “louco estridente” deturpando a principal artimanha do ditador que era o poder de oratória e convencimento das massas.

hitlerum

A longa duração (cerca de 180 minutos) também acaba por dar importância a alguns personagens que não mereciam tanto destaque como é o caso de Ernst Hanfstaengl (interpretado por Liev Schreiber) que foi um aristocrata conhecido como o pianista de Hitler e na trama tem um papel de conselheiro e entusiasta do Partido Nazista. Em dado momento do filme, Ernest aconselha Hitler a adotar um visual característico, sendo nesse momento que o futuro ditador resolve adotar o famoso bigode.

Apesar desses problemas, recomendo a produção, principalmente para quem gosta da história das guerras, pois o longa narra momentos inusitados daquele período turbulento na Alemanha, como a tentativa de golpe de estado por parte dos nazistas em novembro de 1923, que acabou se tornando até uma “Ópera Cômica” dado o seu fracasso.

Ganhou dois prêmios no Emmy, em Edição de Som e Direção de Arte.

Nota do editor: a edição do DVD é internacional e a atriz Jena Malone interpreta uma das irmãs Bennet no delicioso “Orgulho e Preconceito” e faz a irmã do personagem de Emile Hirsch em “Na Natureza Selvagem”.

As opiniões embutidas nos textos são dos seus respectivos autores, e não refletem necessariamente a opinião do site ou de seu editor.
Eduardo Abrantes