Página inicialCríticas & ArtigosHome VídeoHitler – A Ascensão do Mal

Hitler – A Ascensão do Mal

Atuação caricata do protagonista quase derruba filme que retrata vida do ditador Adolf Hitler

hitlerHitler – A Ascensão do Mal (Hitler: The Rise of the Evil, EUA  / Canadá, 2003). Direção: Christian Duguay. Roteiro: John Pielmeier e G. Ross Parker. Elenco: Robert Carlyle, Stockard Channing, Liev Schreiber, Jena Malone, Peter O’Toole. Drama biográfico. 182 min. (Cor).

“Hitler – A Ascensão do Mal” é um filme feito para TV (produzido pela CBS) e sem dúvida foi uma das obras que mais detalhou a vida do ditador alemão no período anterior a Segunda Grande Guerra, desde a infância até a tomada do poder pelo partido Nazista, em 1933.

Existem alguns problemas quando se tenta retratar a vida de alguém tão polêmico e odiado como Adolf Hitler. Seria possível ser imparcial e se ater apenas aos fatos históricos? Eu sinceramente acredito que não apenas é possível como é o dever de quem realiza esse trabalho, e esse é o grande pecado desse filme: Retratar Hitler de uma maneira extremamente caricata. Infelizmente o ator Robert Carlyle não cumpriu bem a missão de interpretar Adolf Hitler aparecendo em vários momentos da película apenas como um “louco estridente” deturpando a principal artimanha do ditador que era o poder de oratória e convencimento das massas.

hitlerum

A longa duração (cerca de 180 minutos) também acaba por dar importância a alguns personagens que não mereciam tanto destaque como é o caso de Ernst Hanfstaengl (interpretado por Liev Schreiber) que foi um aristocrata conhecido como o pianista de Hitler e na trama tem um papel de conselheiro e entusiasta do Partido Nazista. Em dado momento do filme, Ernest aconselha Hitler a adotar um visual característico, sendo nesse momento que o futuro ditador resolve adotar o famoso bigode.

Apesar desses problemas, recomendo a produção, principalmente para quem gosta da história das guerras, pois o longa narra momentos inusitados daquele período turbulento na Alemanha, como a tentativa de golpe de estado por parte dos nazistas em novembro de 1923, que acabou se tornando até uma “Ópera Cômica” dado o seu fracasso.

Ganhou dois prêmios no Emmy, em Edição de Som e Direção de Arte.

Nota do editor: a edição do DVD é internacional e a atriz Jena Malone interpreta uma das irmãs Bennet no delicioso “Orgulho e Preconceito” e faz a irmã do personagem de Emile Hirsch em “Na Natureza Selvagem”.

Eduardo Abrantes

Acesse todos as publicações de Eduardo ou opine através do email

Comente aqui, curta no Facebook, siga no Twitter e adicione no Google+, afinal, Cultura faz bem ao espírito =)
Assine nosso conteúdo através do RSS ou receba por email.

12 comentários para Hitler – A Ascensão do Mal

  1. Rafael

    Putz, esse filme é muito bom.
    Pra quem gosta do tema, é uma ótima pedida!

    22.05.2009
  2. cesar margues

    Gostaria de obter este filme, é uma história verídica….

    28.12.2009
  3. francisco c. rocha

    Estou procurando este filme e não acho. Me ajudem!?
    Ótimo filme que retrata o início de uma tragédia histórica. Realmente para quem gosta do tema

    03.02.2010
  4. Jose Geraldo

    Onde encontrar este DVD “Ascensao do Mal” para comprar? Vi o filme na TV e achei otimo documentario…

    05.04.2010
  5. vilson

    Bom dia, adoraria adquirir esse filme, como faço?

    02.05.2010
  6. vilson

    Seria essencial nas minhas aulas sobre a segunda guerra mundial, caso alguem sabe como adquirir, por favor, me de sugestão.

    02.05.2010
  7. Lizandra

    Gostaria de saber qual música do Wagner que é tocada no filme, num momento em que Hitler está como se tivesse “tocando” a musica e então chega uma pessoa e a toca no piano.

    03.05.2010
  8. Severino A Junior

    O filme é repetido há vários anos pelo canal a cabo THC/SKY, só este ano de 2010, já foram três exibições e já assisti duas delas, discordo do comentário do critico. O ator que interpreta Hitler esta perfeito no papel
    Um dos melhores filmes que já assisti sobre o tema, e vou procurar o DVD para presentear a amigos.

    03.06.2010
  9. MARY HELP

    Meu marido é fã deste filme, já assistiu ele umas seis vezes na tv a cabo

    03.06.2010
  10. Jacques Douglas Gasparotto Machado

    Eu gostaria de saber que estou procurando esse dvd do Hitler – A mal de ascensão é muito complicado, quero comprar que vc acha alguém?
    Jacques.

    14.01.2011
  11. Filme ótimo gostaria de saber onde encontrar, para compra.

    25.05.2011
  12. JJ

    Também discordo completamente do crítico no quesito atuação de Robert Carlyle. Tenho ambos os volumes da biografia de Joachim Fest e achei o Hitler do filme perfeito. Que Hitler era teatral, isso é verdadeiro, mas ele era uma pessoa que demonstrava, sim, um certo desequilíbrio e uma raiva mal contida. Além do que, eram anos 20, 30 e este exagero era comum nos discursos da época.

    08.12.2011

Escreva seu comentário

Em hipótese alguma seu email será revelado.
Todos os campos marcados com asterisco ( * ) são de preenchimento obrigatõrio.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor do comentário. Leia os termos de uso.