Por: André Azenha
Entre o Céu e o Inferno (Black Snake Moan, EUA, 2006). Direção e roteiro: Craig Brewer. Elenco: Samuel L. Jackson, Christine Ricci, Justin Timberlake. Drama.
8,5
Lembra de Christina Ricci, aquela que fez Vandinha em “A Família Addams” e participou de “Gasparzinho”. Pois é, ela cresceu, filmou com Woody Allen e fez até terror. Ponto. Esqueça os papéis anteriores da atriz e imagine-a loira, devassa, ninfomaníaca e nua em inúmeras cenas de uma história narrada à base de muitos blues e lições do lendário Son House (1902-1988).
“Entre o Céu e o Inferno” tem tudo isso, uma boa dose de drama e também Samuel L. Jackson em grande interpretação na pele de um velho bluesman traído pela mulher amada e pelo próprio irmão que decidiram se tornar amantes e viver juntos. Sem tocar há anos e deprimido, ele descobre sua “missão” ao se deparar com Rae (Ricci), menina que sofreu abusos na infância e não consegue ficar cinco minutos sem transar com o primeiro sujeito aparecer pela frente.
Ao ver o namorado (o cantor Justin Timberlake em sensível performance) partir para a guerra, a garota cai de cabeça em transas, festas e acaba esmurrada por um “amigo” do namorado. Desmaiada no meio de uma estrada, com poucas roupas, ela é encontrada pelo guitarrista, que decide salvá-a, com métodos dignos de exorcismo. Correntes para prendê-a e banho gelados para acabar com o “fogo” dela são as soluções.
A história no começo pode soar mais uma obra caricata mergulhada em apelação, mas o diretor e roteirista Craig Brewer (de “Ritmo de Um Sonho”) trata de dar à trama um teor sensível, e por mais que risadas de canto de boca possam surgir quando Ricci “devora” os homens, o espectador acaba torcendo pela personagem.
E quanto a “salvação” imposta por Jackson, é bom saber que o texto não prega a religião. Quem der uma rápida estudada na história do blues logo vai perceber que os negros do Mississipi e seus ancestrais eram religiosos intensos, leitores da bíblia, e que depositavam muito disso até em suas composições.
Já, em relação ao fato de, em certo momento, Jackson ameaçar matar o próprio irmão, não há nada de forçado ou mentiroso. Antigos bluesmen matavam e morriam por amor, baby. O próprio Magic Slim, que esteve no Brasil em turnê, carrega uma bala no quadril, vítima de uma discussão cujo motivo foi uma mulher. Não cabe a nós julgar.
Infelizmente, por suas cenas “pesadas”, o filme não passou nos cinemas brasileiros e foi lançado direto no mercado de home vídeo.
Destaque para a trilha sonora (lista das faixas abaixo), repleta de belas canções de blues (incluvise com Samuel L. Jackson competente quando é encarregado de tocar e cantar), na ótima ambientação de época e os figurinos (a cena do show no bar é um retrato fiel dos shows de blues no Mississipi, com todo o suor e animação dos presentes) e as imagens de arquivo de Son House ensinam bastante sobre esse gênero musical padrinho do rock.
No final, “Entre o Céu e o Inferno” tem vários paralelos com o blues. É uma obra sobre redenção, espiritualidade e amor, em que as pessoas precisam espantar seus “demônios” ou simplesmente seguir em frente e conviver com eles.
Trilha sonora:
1 – When The Lights Go Out Escrita por Daniel Q. Auerbach & Patrick J. Carney.Interpretada por The Black Keys.
2 – Lord Have Mercy On me Escrita por Junior Kimbrough.Interpretada por Outrageous Cherry.
3 – Standing In My Doorway Crying Escrita e Interpretada por Jessie Mae Hemphill.
4 – Pass And FailEscrita por Erika Wennerstrom.Interpretada por The Heartless Bastards.
5 – Mr. Oblivian Escrita por Michael Paul Walker.Interpretada por Eldorado and the Ruckus.
6 – The Losing Kind Escrita e Interpretada por John Doe.
7 – Just Like A Bird Without A Feather Escrita por R.L. Burnside.Interpretada por Samuel L. Jackson e Kenny Brown.
8 – Hate On Escrita por Al Kapone e John Shaw.Interpretada por Al Kapone.
9 – Morning Train Interpretada por Precious Bryant.
.
10 – Chicken Heads Escrita por Bobby Rush e Calvin Carter.Interpretada por Bobby Rush.
11 – Catfish Blues Escrita por Robert Petway.Interpretada por Samuel L. Jackson.
.
12 – Jack’s Blues Escrita e Interpretada por Big Jack Johnson.
13 – Catfish Medley Interpretada por Samuel L. Jackson e Big Jack Johnson.
14 – Jesus On The Mainline Interpretada por Tate County Singers.
15 – Granny, Do Your Dog Bite? Escrita por Otha Turner.Interpretada por Otha Turner e The Rising Star Fire & Drum Band.
16 – Lonesome In My Home Escrita e Interpretada por Junior Kimbrough.
17 – A Town With No Shame Escrita e Interpretada por Jimbo Mathus.
18 – Old Black Mattie Escrita e Interpretada por R.L. Burnside.
19 – All I Need Is Some Sunshine In My Life Escrita por W. Dean Parker.Interpretada por The Dixie Nightingales.
20 – Black Snake Moan Interpretada por Samuel L. Jackson and Jason Freeman.
21 – Balm In Gilead Interpretada por S. Epatha Merkerson.
22 – My Baby Got Drunk Escrita e Interpretada por Paul “Wine” Jones.
23 – Alice Mae Escrita por R.L. Burnside e Kenny Brown.Interpretada por Samuel L. Jackson, Kenny Brown e Cedric Burnside.
24 – Stackolee Interpretada por Samuel L. Jackson, Kenny Brown, Luther Dickinson e Cedric Burnside.
25 – This Little Light Of Mine Interpretada por Christina Ricci e Alvin Youngblood Hart.
26 – Mean Ol’ Wind Died Down Escrita por Luther Dickinson.Interpretada por North Mississippi Allstars.