Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, Brasil / Canadá / Japão, 2008). Direção: Fernando Meirelles. Roteiro: Don McKellar, baseado em livro de José Saramago. Elenco: Julianne Moore, Mark Rufallo, Danny Glover, Yoshino Kimura, Yusuke Iseya, Gael Garcia Bernal, Sandra Oh. Drama. 120 min. (Cor).

Desde “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles é o principal diretor brasileiro, tendo estabelecido um reconhecimento no exterior com o ótimo “O Jardineiro Fiel”. Assim como essas duas produções, “Ensaio Sobre a Cegueira” foi baseado em um livro. Ou melhor, “o livro”, escrito pelo português José Saramago e cultuado, e questionado, nos quatro cantos do globo.

Na conhecida história, uma epidemia de “cegueira branca” atinge uma cidade levando a sociedade ao caos. O fato funciona como uma metáfora para os instintos primitivos dos seres humanos e a desordem em que o mundo se encontra.

Escudado por excelentes atores, e uma equipe técnica bastante competente, Fernando fez um filme fiel à obra literária, chocante, que levou Saramago às lágrimas, foi elogiado por parte da crítica (a outra metade, vendada, não quis ou não entendeu a obra, simplesmente ignorada de forma injusta nas principais premiações do ano), e confirmou o talento do diretor para filmar com intensidade o caos urbano.

ensaiodois

André Azenha
Jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Escreve uma coluna semanal, aos sábados, para o jornal Expresso Popular, colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante, em Santos. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *