Lugar na Platéia, Um

Por: André Azenha

lugar

Um Lugar na Platéia (Fauteils d’Orchestre, França, 2006). Direção: Danièle Thompson. Roteiro: Danièle Thompson e Christopher Thompson. Elenco: Cécile De France, Christopher Thompson, Valérie Lemercier, Albert Dupontel, Claude Brasseur, Sydney Pollack. Coméia. 106 min. (Cor).

9,0

Danièle Thompson, 65 anos (na época do lançamento do filme), filha do ator e diretor Gérard Oury (1919-2006), parece ter seguido direitinho as lições deixadas pelo pai. Acima de tudo ela é uma realizadora, pois costuma escrever e dirigir seus filmes. Assim foi com “Três Irmãs” (1999) e “Fuso Horário do Amor” (2002). Na comédia “Um Lugar na Platéia”, a cineasta voltou a exercer as duas funções, dividindo o roteiro com o filho e também ator Christopher Thompson, e embora tenha nascido em Mônaco, trata de mergulhar fundo em Paris.

E é na capital francesa que surge a meiga Jessica (papel da belga mais fofa do mundo, Cécile De France, intérprete da lésbica Isabelle em “Albergue Espanhol” e “Bonecas Russas”). Desempregada e órfã, a protagonista foi criada pela avó (Suzanne Flon, falecida aos 87 anos em junho de 2005, a quem o filme é homenageado), que, quando jovem, havia trabalhado no famoso Hotel Ritz. Sem nenhuma experiência, Jessica só consegue arranjar um bico de garçonete num café da ultra-chiquérrima Avenida Montaigne, na região dos Champs-Élysées.

Aos poucos, a mocinha se envolve com algumas pessoas relacionadas de diferentes formas com as artes, como a atriz em crise Catherine Versen (Valérie Lemercier, em papel engraçadíssimo), o pianista estressado e deprimido Jean-François Lefort (Albert Dupontel) e o colecionador de arte Jacques Grumberg (Claude Brasseur).

lugarum

Catherine estreará seu novo espetáculo vaudeville, Jean-François dará o último concerto de sua carreira e Grumberg venderá seus quadros prediletos, adquiridos ao longo da vida. Todos estes eventos ocorrerão simultaneamente, o que fará com que o café onde Jessica trabalha fique lotado no dia em questão. Pelo meio dessa confusão toda, a interiorana ainda descola um partidão, Frédéric Grumberg (Christopher Thompson), filho de Jacques.

Capturando com primor a beleza da cidade, a diretora acerta ao mesclar fantasias românticas, humor intelectual e dramas pessoais. A menina sonhadora do interior que chega à cidade grande, a maneira como um milionário idoso encara os últimos anos que lhe restam, o filho desse milionário recém-saído de um casamento; e de quebra, uma divertida sátira da classe artística. Impossível não dar risadas e ao mesmo tempo refletir ao ver uma atriz “difícil” enfrentando o questionamento “popularidade versus reconhecimento artístico”, e um músico que não suporta mais tocar de paletó para ricaços. Destaque para a hilariante participação do falecido cineasta norte-americano Sydney Pollack – vencedor do Oscar de Direção em 1985 por “Entre Dois Amores” – na pele do diretor Brian Sobinski, interpretando praticamente a si mesmo.

Indicado a cinco prêmios na edição 2007 do Cesar (o Oscar francês), o longa é uma ótima opção para quem aprecia o cinema fora do eixo EUA/Inglaterra e humor inteligente.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *