Encantada

encantada-dvdEncantada (Enchanted, EUA, 2007). Direção: Kevin Lima. Roteiro: Bill Kelly. Elenco: Amy Adams, Patrick Dempsey, James Marsden, Timothy Spall, Susan Sarandon, Rachel Covey. Comédia romântica / Musical / Fantasia / Animação. 108 min. (Cor).

O clássico desenho animado de princesa da Disney encontra a comédia romântica moderna, com direito a bruxa e heroína bonita que entoa canções fofas de amor e conversa com animaizinhos solícitos. Lembrou de “Branca de Neve”? “A Bela Adormecida”? “Cinderela”? “Encantada” é um reencontro da empresa de Mickey Mouse e companhia com sua tradição, mas é uma “nova” história, que utiliza a premissa das animações clássicas para uma idéia interessante: o que aconteceria se uma princesa dos contos de fadas fosse parar no mundo real, onde, como lembra a bruxa, não existem finais felizes?

Dirigida por Kevin Lima (“Tarzan”), a “fábula” começa como animação, quando Gisele (Amy Adams, de “Jogos do Poder”), vítima da uma rainha ciumenta, vai parar no lugar horrível onde os sonhos são destruídos: Nova York. Porém, a bela protagonista logo descobre que mesmo na vida real há lugar para o verdadeiro amor.

Fenômeno de bilheteria, a produção tem desenhos à moda antiga, diferente de animações feitas por CGI, canções bacanas (três delas indicadas ao Oscar) e bom elenco:  o príncipe James Marsden (“X-Men”), Patrick Dempsey (“Grey’s Anatomy”), Timothy Spall (série “Harry Potter”), a adorável novata Rachel Covey ,Susan Sarandon divertindo-se como vilã, e uma jovem estrela de carisma e muito potencial: Amy Adams (indicada ao Oscar 2009 de Atriz Coadjuvante por “Dúvida”).

encantadaquatro

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *