2 Dias em Paris

Por: André Azenha

doisdias

2 Dias em Paris (2 Days in Paris, França / Alemanha, 2007). Direção e roteiro: Julie Delpy. Elenco: Julie Delpy, Adam Goldberg, Daniel Brühl, Albert Delpy. Comédia romântica. 96 min. (Cor).

8,5

Quem assistiu à dobradinha “Antes do Amanhecer” (1995) e “Antes do Por do Sol” (2004) deverá lembrar dos longos diálogos travados entre Ethan Hawke e Julie Delpy. No segundo filme, as conversas sobre amor, relacionamentos e tantos outros assuntos ganharam como ambiente as belíssimas paisagens de Paris. Em “2 Dias em Paris”, o espectador que assistiu às duas produções dirigidas por Richard Linklater fará rapidamente a conexão.

A atriz francesa surge em cena novamente na capital de seu país, num longa-metragem recheado de conversas que discutem relações humanas. Dirigido e escrito pela própria Julie Delpy, o filme mostra um casal com dois anos de relacionamento, que decidiu fazer uma “tour” pela Itália para reascender a paixão, antes de retornar a Nova York, onde vivem, decidem passar dois dias em Paris para visitar a família de Marion (Delpy). Os problemas aparecem quando o americano Jack (Adam Goldberg, de “Como Perder Um Homem em Dez Dias”), assim como acontece com Bem Stiller na trama de “Entrando Numa Fria”, é apresentado aos pais excêntricos dela (interpretados pelos pais de Julie na vida real), e ainda por cima precisa enfrentar o ciúme pelo fato da amada permanecer amiga de ex-namorados.

doisdiasum

Apesar de mesclar temas de outros filmes, como os já citados nesse texto, Delpy, cujo “background” inclui trabalhos com diretores do quilate de Godard, Kieslowski, e o próprio Linklater, e uma indicação ao Oscar pelo Roteiro Adaptado de “Antes do Por do Sol”, também parece ter aprendido bastante com Woody Allen, criando um texto de diálogos certeiros, afiados, irônicos, que não poupam sua origem francesa (Allen costuma fazer piadas com sua origem judaica) e nem os EUA – o choque de culturas e idiomas (Jack não fala praticamente nada em francês) rende ótimas piadas.

Nesse contexto a cineasta mostra-se à vontade para passear por ambos os idiomas e construir uma divertida dinâmica entre o casal no melhor estilo “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (1977), de Allen. Jack é hipocondríaco de carteirinha e neurótico como inúmeros personagens da carreira do cineasta americano. Tudo isso aliado à coragem de mostrar uma Paris diferente daquela costumeiramente abordada na sétima arte. Assim, a “cidade luz” é despida e retratada como uma grande cidade com suas qualidades e defeitos – o subúrbio perigoso, protestos violentos de ambientalistas, o preconceito contra estrangeiros, etc.

O elenco também merece elogios. Delpy demonstra o charme de sempre, Adam se sai bem em seu primeiro personagem principal, e os pais da atriz provocam risadas em várias sequencias.

Numa época que os produtores de Hollywood pensam que comédias românticas devem ser superficiais, açucaradas e clichês ao extremo, Julie Delpy foi contra a maré e concebeu uma obra divertida e inteligente, reconhecida pela crítica e Indicada ao Cesar (o Oscar francês) de Melhor Roteiro.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *