O Último Rei da Escócia

O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland, Inglaterra, 2006). Direção: Kevin Macdonald. Roteiro: Jeremy Brock e Peter Morgan, baseado em livro de Giles Foden. Elenco: Forest Whitaker, James McAvoy, Gillian Anderson. Drama. 121 min. (Cor).

“O Último Rei da Escócia” é o primeiro filme de ficção dirigido por Kevin Macdonald,que já havia vencido o Oscar de Melhor Documentário (por “Um Dia em Setembro”,1999). A trama utiliza a ida de um médico escocês ,recém-saído da faculdade, para Uganda como pano de fundo para mostrar a ascensão verídica do sanguinário ditador Idi Amim (Forest Whitaker). O Dr. Nicholas Garrigan é um personagem fictício (vivido por James McAvoy), mas Amin existiu exatamente com filmado.

Nicholas vai ao país africano em busca de novas aventuras e com a missão de utilizar a medicina numa sociedade necessitada. Logo, é convidado para ser o médico particular do recém “empossado” general, celebrado pelo povo por prometer novas escolas,estradas e hospitais. Animado, no início, pela possibilidade de contribuir com um grande líder mundial, aos poucos o médico começa a perceber a paranóia crescente do governante e acaba usado como a “voz branca” do ditador.

Escrito por Jeremy Brock e Peter Morgan (roteirista de “A Rainha“), baseado em livro de Giles Foden, e rodado em Uganda, onde os fatos ocorreram, o longa chama atenção pelas interpretações extraordinárias.Whitaker  se superou e acabou vencendo o Oscar de Melhor Ator, mas McAvoy não fica atrás e mostra o talento que seria confirmado no maravilhoso “Desejo e Reparação”.

O título refere-se ao modo com que o próprio Amin costumava chamar a si próprio, como “Conquistador do Império Britânico”.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *