General Idi Amin Dada

General Idi Amin Dada (Général Idi Amin Dada: Autoportrait, França / Suíça, 1974). Direção e roteiro: Barbet Schroeder. Documentário. 90 min. (Cor).

O ditador Idi Amin Dada ficou mundialmente conhecido pela forma brutal como governou Uganda entre 1971 e 1979. Em 1974,o diretor francês(nascido no Irã) Barbet Schroeder conseguiu do governo ugandense a permissão para fazer um documentário sobre o general, que teria enxergado na produção uma boa oportunidade para se defender aos olhos da humanidade.

Amin aparece dando boas vindas a sequestradores de avião, ameaçando um oficial, falando com crocodilos e sendo saudado pelo povo em sequências (como Schroeder informa) encenadas. O documentário ajudou o ator Forest Whitaker a ganhar o Oscar (por “O Último Rei da Escócia”), servindo de modelo para a interpretação.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *