Ventos da Liberdade

Ventos da Liberdade (The Wind that Shakes the Barley, Espanha / Alemanha / Itália / França / Irlanda, 2006). Direção: Ken Loach. Roteiro: Paul Laverty. Elenco: Cillian Murphy, Padraic Delaney, Liam Cunningham. Drama. 127 min. (Cor).

O irlandês Cillian Murphy (Batman Begins) tem outra bela atuação nesse épico triste e lindamente fotografado sobre a emancipação da Irlanda, vivendo estudante de medicina que decide largar tudo para juntar-se ao irmão na luta armada contra a ocupação inglesa. Após a consagração com a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2006, o diretor esquerdista Ken Loach (Apenas Um Beijo) e o roteirista Paul Laverty repetiriam a parceria em Mundo Livre (2007).

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *