Valente

valenteValente (The Brave Once, EUA / Austrália, 2007). Direção: Neil Jordan. Roteiro: Bruce A. Taylor, Cynthia Mort e Roderick Taylor. Elenco: Jodie Foster, Terrence Howard, Naveen Andrews, Mary Steenburgen. Drama. 119 min. (Cor).

O cinema dos anos 70 não tinha pena dos bandidos. Dirty Harry não dava a mínima para os direitos do “lixo humano”, Joe Don Baker usava um bastão de baseball para arrebentar as fuças dos criminosos e Charles Bronson fuzilava quem o olhasse atravessado, na pele icônica de Paul Kersey, o anti-herói da série Desejo de Matar. Esse tipo de filme parecia esquecido, principalmente após o “politicamente correto” dos anos 90 – até a fumaça dos cigarros foi banida.

Mas em 2007 eis que duas produções (disponíveis em DVD) surgiram para acordar os vermes no cadáver do gênero. “Sentença de Morte” e Valente revivem a experiência visceral, sem sentimento de culpa, dos filmes sobre justiceiros.

O primeiro, além da história de vingança, tem ligação direta com Desejo de Matar, pois é baseado em livro de Brian Garfield, autor do clássico de 74. Traz Kevin Bacon vivendo Nick Hume, cujo filho é assassinado por uma gangue. Ao descobrir que o homicício foi premeditado como ritual de iniciação e, assim mesmo, só renderá uma pena de 5 anos ao criminoso, ele decide não reconhecer o suspeito, para depois segui-lo e matá-lo.Só que sua ação não passa impune – é a moral da história: violência gera violência. A bandidagem não deixa barato e vai atrás do resto de sua família.

Cada vez mais (in)tenso, Bacon raspa a cabeça à la Travis Bickle (de Taxi Driver, outro filme dos anos 70) e, raivoso, ataca a gangue inteira. O diretor James Wan, criador da franquia “Jogos Mortais”, traz sua marca registrada, conferindo brutalidade extrema ao ajuste de contas.

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *