Letra e Música

Letra e Música (Music and Lyrics, EUA. 2007). Direção e roteiro: Marc Lawrence. Elenco: Drew Barrymore, Hugh Grant, Haley Bannet, Campbell Scott, Scott Porter, Zak Orth. Comédia romântica. 96 min. (Cor).

A comédia romântica do diretor Marc Lawrence (roteirsta de “Miss Simpatia”) passaria despercebida do grande público, não fosse a escolha de Hugh Grant e Drew Barrymore para os papéis principais. Ambos são especialistas no gênero, têm carisma, charme, mas jamais haviam atuado juntos. E o longa chama atenção graças á química dos dois e boas tiradas com revivals e Britneys da vida.

O filme aborda o revival dos anos 80 e traz Grant no papel de Alex Fletcher, astro decadente da música pop, que atualmente se apresenta em feiras e parques de diversões para antigas fãs, agora senhoras de meia idade, e ganha uma chance de recuperar a fama perdida quando a nova estrela teen Cora Corman (Haley Bannet) lhe pede a composição de um novo hit – cujo nome será “Way Back Into Love”. Alex não compõe há anos, não é letrista e procura ajuda em Sophie Fisher (Barrymore), moça responsável por cuidar de suas plantas, talentosa em mexer com as palavras. E nesse contato, a relação obviamente acaba transcendendo o lado profissional.

letradois

Mesmo não sendo uma trama das mais inovadoras, alguns momentos garantem boas risadas, principalmente as paródias. O grupo Pop!, do personagem de Grant, seria o Wham!, de George Michael e Andrew Ridgeley (em quem Alex foi inspirado), com todos aqueles penteados e vestimentas da época. O clipe de abertura é impagável. Cora é uma versão de Britney Spears e se apresenta semi-nua para crianças. Num certo momento de irritação, a cantora mirim diz que vai gravar a versão que fez de uma música porque Shakira fez daquele jeito, ou seja, a arte está em segundo plano, o que importa são os holofotes, a competição.

Méritos do casal protagonista. A cada aparição na telona, Grant parece viver sempre o mesmo personagem, e merece elogios por ainda assim jamais enjoar o espectador. Ele canta de verdade e encarna com perfeição um sujeito saudosista. Com Drew é a mesma coisa. A atriz, detentora de um dos sorrisos mais fofos do cinema atual, não está muito diferente de trabalhos anteriores, e carrega na sua simplicidade e simpatia os segredos para compor mulheres sensíveis e cativantes. Tente não se apaixonar por ela.

Já o bom elenco coadjuvante que tem até Campbell Scott (“Tudo por Amor”).  E Halley Bannet, mesmo sem as curvas e os rebolados de uma Jeniffer Lopez, é sexy e encarna com perfeição a estrela teen um tanto descerebrada.

Destaque para a trilha musical, com canções de Adam Schlesinger (da banda Fontains of Wayne), autor do sucesso “That Thing You Do” do filme “The Wonders – O Sonho Não Acabou”.

“Letra e Música” é um prato cheio para casais apaixonados em busca de diversão – e é diversão das mais prazerosas.

letratres

André Azenha
Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o CineZen em 2009. Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos, Nerd Cine Fest e PalafitaCon. Em 2016 publicou o livro "Histórias: Batman e Superman no Cinema". Já colaborou com sites, revistas e jornais de diversas partes do país. Realizou 102 sessões de um projeto de cinema itinerante. Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal. Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Escreveu sobre cinema para sites, jornais e revistas de Santos, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Limeira e Maceió. www.facebook.com/andreazenha01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *