A Solução Final

A Solução Final (Eichmann, 2007). Direção: Robert Young. Roteiro: Snoo Wilson. Elenco: Franka Potente , Thomas Kretschmann, Stephen Fry, Troy Garity. Drama / Guerra. 100 min. (Cor).

Adolf Eichmann era um Tenete-Coronel da SS e foi o responsável pela logística por trás do Holocausto sendo “o Cérebro” dos campos de concentração. Ele era responsável pela identificação e transporte dos judeus até os campos. Após o término da Segunda Guerra, mais precisamente em 1950, Eichmann foge para a Argentina e adota o nome de Ricardo Klement.

Após viver 10 anos na América do Sul juntamente com sua família, ele é capturado pelo serviço secreto Israelense depois de ser muito tempo vigiado e é levado a Israel onde é preso e submetido a uma série de interrogatórios.

Esse é o tema principal deste filme, que para muitos críticos não rendeu uma boa atuação de Troy Garity, que interpreta Avner Less, o responsável por esmiuçar, nos interrogatórios, a vida de Adolf Eichmann.

solucaodois

Para um longa que se passa praticamente inteiro com diálogos entre Eichmann e Avner, achei que a obra conseguiu se sair muito bem, pois é criada uma atmosfera de grande tensão entre os dois. Os flashbacks da vida do ex-nazista são muito bem colocados para ilustrar os interrogatórios e até mesmo para desmentir muita coisa que o prisioneiro relatava.

Uma curiosidade: quem interpreta Eichmann  é o ator alemão Thomas Kretschmann, que também participou do filme “A Queda”, como o oficial da SS Hermann Fegelein, e mais recentemente “Operação Valquíria” como o Major Nazista Otto Ernst Remer.

Se trata de um filme sobre o Pós-Guerra e sobre um personagem pouco explorado tanto pela literatura como pelo cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *